tribuna_livre2.dembro2010Na última reunião ordinária do mês de novembro o vereador Dalton Pessoa indicou ao prefeito a instalação de grade protetora na Avenida João Pinheiro, nas imediações do bairro Córrego Machado. Já o vereador Pedro Paulo de Oliveira (Galo de Briga) indicou ao chefe do Executivo a instalação de um transformador de energia elétrica e de dois braços com luminárias em poste existente na rua Solo Negro, nas proximidades do número nove, no bairro Jardim Bandeirantes.

Na última reunião ordinária do mês de novembro o vereador Dalton Pessoa indicou ao prefeito a instalação de grade protetora na Avenida João Pinheiro, nas imediações do bairro Córrego Machado. Já o vereador Pedro Paulo de Oliveira (Galo de Briga) indicou ao chefe do Executivo a instalação de um transformador de energia elétrica e de dois braços com luminárias em poste existente na rua Solo Negro, nas proximidades do número nove, no bairro Jardim Bandeirantes.


Por meio de requerimento o vereador Cássio Castro (Topa Tudo) solicitou ao coordenador regional do DER/Itabira a pintura de faixas em toda a extensão da Rodovia Tancredo Neves, antiga MG 435, bem como a instalação de sinalização eletrônica de velocidade no trecho compreendido entre a Penha e o Posto Ipiranga. Durante discussão da matéria os edis falaram sobre a necessidade de realização de diversas benfeitorias ao longo da referida rodovia e enumeraram as demandas de maior urgência, pedindo que soluções imediatas sejam apresentadas e implementadas.

 

O vereador José Raimundo Gomes (Tequinho) teve aprovado requerimento através do qual solicita ao diretor da Cemig o comparecimento à Câmara para tratar de assuntos relativos às falhas nos serviços prestados pela empresa à comunidade de Caeté. Tequinho também teve aprovada Moção de Pesar pelo falecimento da Sra. Maria Inácio da Silva.

 

Na tribuna o vereador Jorge Caetano da Silva (Dr. Jorge) deu destaque à Moção de Congratulação de sua autoria, à Liga Municipal de Desportos de Caeté (LMDC) pelos 45 anos de fundação. O parlamentar fez questão de enaltecer o trabalho que é desenvolvido pela atual diretoria da entidade, ressaltando o empenho e dedicação do presidente José Maria da Assunção na organização de campeonatos de futebol infantil e amador em nossa cidade, como forma de incentivar a prática de esportes e coibir o desvio de crianças e jovens. Para Dr. Jorge, que foi parabenizado pelos demais vereadores pela iniciativa, a LMDC configura-se como um exemplo a ser seguido pelos diversos seguimentos e organizações da comunidade caeteense.

 

Os problemas enfrentados pelos usuários do serviço de transporte público intermunicipal voltaram a ser abordados em plenário. O vereador José Cristiano Lima (Prutaco) falou na tribuna sobre o descaso da Saritur em relação às constantes reclamações dos passageiros e comunicou que estará com a assessoria do Governo do Estado ainda essa semana para tratar da questão. A precariedade do serviço oferecido pela Cemig em Caeté, muito criticado pelos parlamentares, também deverá estar na pauta do encontro. Outro assunto abordado por Prutaco referiu-se a alta velocidade com que os motoristas têm circulados pelas ruas do município, demonstrando total falta de respeito para com os pedestres. O vereador aproveitou a oportunidade para pedir mais atenção e cuidado aos motoristas.

 

Na ordem do dia os edis aprovaram em única discussão o Projeto de Resolução 03/2010, de autoria do vereador Prutaco, que concede Título de Cidadão Honorário de Caeté ao Sr. Sebastião Luiz da Silva. Já em primeiro turno foram aprovados os seguintes itens, também de iniciativa do vereador Prutaco: 2) Projeto de Lei 50 que revoga a Lei Municipal nº. 2.334/03 que proíbe a concessão de licença para funcionamento de parques de diversão e similares até o décimo dia útil de cada mês; 3) PL 51 que revoga a Lei Municipal nº. 2.387/04 que condiciona a autorização de funcionamento de parques de diversão no município, à instalação de serviço de primeiros socorros. Em segundo turno foi aprovado o PL nº. 56 que altera a redação da Lei nº. 2.471/2006, que dispõe sobre eleições de diretores e vice-diretores de Escolas da Rede Municipal de Ensino, e dá outras providências, de iniciativa do Executivo.

 

Tribuna Livre

O espaço da tribuna livre, disponibilizado á população sempre na última reunião ordinária do mês, foi utilizado pelos cidadãos Sander Firmino e Dulce Melo, ocasião em que falaram, respectivamente, sobre a necessidade de policiamento nas portas das escolas e sobre o trabalho desenvolvido pelo Conselho Municipal de Saúde.

 

tribuna_livre.dembro2010 tribuna_livre2.dembro2010
A necessidade de policiamento nas portas das escolas e o trabalho desenvolvido pelo Conselho Municipal de Saúde foram temas abordados na tribuna livre da Câmara pelos cidadãos Sander Firmino e Dulce Melo

 

Ao manifestarem-se a respeito dos temas abordados na tribuna livre os vereadores parabenizaram os cidadãos pela participação dando ênfase à solicitação do Sr. Sander Firmino, que preocupado com a segurança de crianças e jovens estudantes pediu que os vereadores intermedeiem junto ao Comando da Polícia Militar de Caeté a disponibilização de policiais para atuarem em frente às escolas, principalmente nos horários de entrada e saída de alunos, de modo a evitar atropelamentos, brigas e aliciamento de menores.

 

Na tribuna, o vereador Jadson Rodrigues (Pardal) que em outros momentos apoiado pelos demais edis também focou o assunto destacado pelo Sr. Sander Firmino, fez questão de enaltecer a iniciativa afirmando que tentará novamente conseguir junto ao Tenente Yuri Rabelo a segurança necessárias aos estudantes, já que em resposta a requerimento de sua iniciativa encaminhado recentemente ao comando da PM, foi informado de que o efetivo local não é suficiente para prestar tal serviço aos munícipes. Pardal ainda fez uso do espaço para falar sobre as reclamações recebidas em relação aos serviços da Cemig e para relatar os motivos que o levaram a afastar-se do Conselho Municipal de Saúde. O vereador ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo Conselho e pela Avoscac junto à Santa Casa de Caeté.