8486 DSC01644

O Governador do Estado de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), delegado-geral João Octacílio Silva Neto, inauguraram na manhã de hoje (31), a 7ª Delegacia de Polícia Civil de Contagem, que fica no interior da CeasaMinas. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira e atenderá as ocorrências dentro da Central de Abastecimento e nos bairros vizinhos, beneficiando mais de 100 mil pessoas. A unidade dará maior agilidade às demandas recebidas, combatendo à criminalidade da região, principalmente no que diz respeito aos roubos, furtos e estelionatos.

Atualmente a PCMG já trabalha em parceria com o sistema “Olho Vivo” da Ceasa. Segundo o chefe do Departamento de Contagem, delegado-geral Kleyverson Rezende, com a nova delegacia haverá maior integração e troca constante de informações, principalmente entre as agências de inteligência. “Nosso objetivo é identificar indivíduos e organizações envolvidas com crimes no entorno e dentro da Central de Abastecimento atuando na repressão qualificada. Além de toda a infraestrutura física e material necessários esta delegacia contará, a princípio, com um efetivo de seis servidores, entre delegado, escrivão e investigadores, além de duas viaturas, o que é um grande ganho para a comunidade.”, afirmou.

A delegacia foi instalada no prédio do Departamento de Operações da Ceasa, com área total de 264 metros quadrados. São dois andares que foram reformados e adaptados, inclusive com total acessibilidade. No primeiro andar, além da recepção tem a sala para registro das ocorrências, celas de carceragem para até cinco detentos e banheiros. Já no segundo andar fica o gabinete do delegado, cartório, sala de inspetoria, almoxarifado e outros banheiros.

Em Contagem já estão ocorrendo diversas ações da PCMG, entre elas operações visando o cumprimento de Mandados de Prisão em aberto, e, assim, retirando das ruas indivíduos envolvidos com a criminalidade; repressão qualificada aos crimes de tráfico de drogas e roubo, visando especialmente organizações criminosas, além do fortalecimento do trabalho de inteligência, com a integração das polícias Civil, Militar e Guarda Municipal.

Demanda de mais de 20 anos da Associação Comercial da Ceasa (ACCeasa), a delegacia dará suporte na segurança pública da CeasaMinas, que tem uma população flutuante entre 40 a 70 mil pessoas por dia, contando com 618 empresas estabelecidas e 1.978 produtores ativos. Para tanto, a Central de Abastecimento firmou parceria com a PCMG e ficou responsável pela infraestrutura. “Temos que agradecer a parceria da CeasaMinas e da ACCeasa, que demonstram seu comprometimento não só com aqueles que frequentam o local, mas, também, a população.”, ressaltou o chefe da Polícia Civil.

Em seu discurso, Fernando Pimentel além de ressaltar o valor da PCMG enfatizou a importância de participar do evento. “Para algumas pessoas este evento pode parecer singelo, mas é fundamental e estou aqui não só para prestigiar a cerimônia como governador, mas como cidadão. Sem a Polícia Civil não haveria segurança pública de qualidade. É ela que fornece os elementos indiciais necessários para fazer um bom processo judicial e, sem um bom processo judicial, a Justiça não cumpre o seu papel. Temos feito um esforço grande para dar condições adequadas de trabalho para a nossa Polícia Civil, e vamos melhorar ainda mais.”, afirmou.

Também compareceram à cerimônia os membros do Conselho Superior da Polícia Civil, servidores da corporação, os secretários de Estado de Segurança Pública, Sérgio Menezes, e de Turismo, Ricardo Faria; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Cláudio Souza; o chefe do Gabinete Militar do Governador, Fernando Arantes; o presidente da Cohab Minas, Alessandro Marques; o diretor-presidente da Ceasa Minas, Gustavo Fonseca; o diretor presidente da Associação Comercial da Ceasa (ACCeasa), Emílio Brandi; o prefeito de Contagem, Alex de Freitas, além do deputado federal Mauro Lopes e dos deputados estaduais Durval Ângelo e João Vítor Xavier.