zemariaVcNaNeT: Como o senhor ver a atual situação do futebol de Caeté?

Há 4 anos os campeonatos eram melhores, como eu era do departamento técnico da LMDC não deixava a peteca cair, juntamente com uma diretoria bem estruturada.

Hoje, apesar de ter  passado por dois mandatos, o futebol amador é movido por dinheiro  publico, quanto privado.

Iniciando uma série de entrevistas sobre a situação do esporte em Caeté, o VCnoesporte entrevista o presidente da Liga Municipal de Desportos de Caeté - LMDC, José Maria de Assumpção. José Maria que que está em seu 3º mandato como presidente da liga e conta com mais de 30 anos de serviços prestados ao esporte de Caeté, fala sobre as dificuldades e as relações entre a LMDC, o comercio local e a SEMEL.

 

zemaria

VcNaNeT: Como o senhor ver a atual situação do futebol de Caeté?

Zé Maria: Há 4 anos os campeonatos eram melhores, como eu era do departamento técnico da LMDC não deixava a peteca cair, juntamente com uma diretoria bem estruturada.

Hoje, apesar de ter  passado por dois mandatos, o futebol amador é movido por dinheiro  publico, quanto privado. A solução para isto é começar a investir nas categorias de base. Hoje a situação do futebol é precária os clubes na sua maioria não conseguiram manter suas categorias mesmo tendo condições.

VcNaNeT: Nos seus mandatos a Secretária de Esportes e Lazer - SEMEL ajudou ou se fez presente junto a LMDC e a seus campeonatos?

 

 

Zé Maria: 1º Mandato: tive um apoio muito grande do prefeito Jair de Carvalho, com liberação de verbas para LMDC reforma de toda instalação do Estádio Municipal, fez com que houvesse confraternização  entre o futebol amador e o profissional.

2º Mandato: administração de Fernando de Castro houve a inauguração do campo santanense, o prefeito participava das reuniões da LMDC, procurando sempre se dispor aos clubes e liga.Foi criado o conselho nacional de esporte, que participei juntamente com mais alguns integrantes, promovendo bons torneios tanto amador adulto quanto categorias de base.A divisão de esportes na época, ajudou muito ao setor amador, com premiações e criando fundos para se ter a própria existência.

No atual mandato a SEMEL não ofereceu nada a LMDC, apenas esta sendo porta voz entre a liga e um deputado para canalização de verbas.

 

VcNaNeT: A SEMEL em algum momento ofereceu ajuda ou mesmo se fez presente na Liga e seus campeonatos? E você procurou a SEMEL? Se sim e conseguiu ajuda?

Zé Maria: Não, a SEMEL nunca ofereceu ajuda e também teve pouca presença nos campeonatos promovidos pela LMDC.Procurei a SEMEL para pedir ajuda, ajuda essa para cobrir parte da arbitragem do campeonato amador.O secretario informou  que o dinheiro que a secretaria recebia era para cobrir despesas de sua pasta.

VcNaNeT: José Maria, sabendo que a SEMEL gastou alta quantia com arbitragem do campeonato de artes marciais e não ajudou em nada a LMDC, qual o seu sentimento que o senhor sobre esta falta de interesse demonstrada pela SEMEL com a LMDC?

Zé Maria: Na época quando solicitei uma ajuda do secretario de esportes, ate acreditei nele, essa questão de se gasta R$6.500,00 não tem como eu julgar ou falar dele.Segundo ele estava correndo atrás dos patrocínios para realização do campeonato de artes marciais e que também estava procurando patrocínio para realização dos jogos de verão.mesmo assim fiquei decepcionado quando recebi uma resposta do secretario de esportes dizendo que recebia do município em torno de 0,05% com isso não podendo arcar com nada junto da LMDC.

VcNaNeT: Na sua opinião como a secretaria fomente o esporte em Caeté?

Zé Maria: Acho que na parte do futebol é desenvolvido um bom trabalho pelo monitor Cleuzim e que Ernane também presta um bom serviço na área do futsal. Quanto as outras modalidades acho que falta estrutura e pessoal especializado para trabalhar.

VcNaNeT: Como o comércio da cidade tem recebido o pedido de patrocínio da LMDC?

Zé Maria: Vou ser sincero, nunca pedi ajuda no comércio local, na gestão passada foi mandada uma carta para um determinado seguimento comercial da cidade, onde o mesmo pediu vários documentos e a LMDC se dispôs a consegui-los e assim o fez, mas a verba não foi liberada e isso me desanimou muito. O que me fez não mais pedir patrocínio.

VcNaNeT: Faça uma avaliação de 0 a 10 para a SEMEL e Por quê?

Zé Maria: Nota 04 , por que a SEMEL não mantém contato com a LMDC, a secretaria não se mantém informada sobre o que ocorre no esporte de Caeté, eu tenho que correr atrás para dar ciência do que está acontecendo.

VcNaNeT: Agora faça uma avaliação do desempenho do profissional do  secretario de esportes e lazer, João Andrade, em termos de presença e participação nos eventos esportivos promovidos pela LMDC.

Zé Maria: Nota 02, meu amigo João Andrade, compareceu apenas em um evento promovido pela LMDC, somente na final do Campeonato Amador de 2009. Mesmo recebendo vários convites e não se mostrando presente nos eventos.