fila-posto-pedra-branca2Acompanhamos neste mês a dura sina da Juliana¹, moradora da Pedra Branca que precisava marcar consulta no posto do bairro. Ela contou à reportagem que foi ao posto do bairro na quarta-feira dia 15 deste mês para obter informações para marcar uma consulta, segundo ela a atendente do posto lhe disse que para marcar sua consulta ela deveria se dirigir ao posto na sexta-feira, onde ela poderia marcar sua consulta para a próxima semana, e caso ela estivesse passando muito mal, era para se dirigir a Santa Casa de Caeté.

Na sexta-feira (17) a reportagem do VcNaNeT acompanhou a moradora que  chegou ao posto às 7:00 da manhã (meia hora antes de abrir), onde nos deparamos com uma fila que já tinha mais de quarenta pessoas. Às 7:30 quando o posto abriu ela teve uma surpresa ainda mais ingrata, descobriu que nesta sexta-feira seriam distribuídas somente 31 fichas e como ela não era uma das 31 primeiras pessoas da fila, ficaria mais uma vez sem atendimento. Cansada de esperar e com as diversas incursões pelo serviço publico de saúde e sendo elas todas com o mesmo resultado, Juliana desistiu de esperar por um milagre e pagou uma consulta particular para enfim conseguir ser atendida.

 

Em conversas no local a reportagem do portal VcNaNeT descobriu que a primeira pessoa da fila havia madrugado na porta do posto, chegando lá às 3h da madrugada para garantir seu atendimento. A reportagem apurou ainda que antes mesmo das 6h da manhã as fichas que seriam liberadas ao publico naquela sexta feira já tinham sido completadas.

Já na sexta seguinte (24), Jhonny Silva, também morador do bairro, reclamou nas redes sociais do mesmo problema, em sua reclamação (foto abaixo) ele se mostra indignado com a distribuição de apenas 23 fichas para marcação de consultas para a próxima semana, que segundo ele também já haviam acabado antes das 6h da manhã, ele lembrou ainda em sua reclamação que a maioria das pessoas que ali estavam eram de mais idade e que mesmo ele sendo o 3° da fila só teria médico para atende-lo na próxima quarta feira.

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Em nota a prefeitura informou que:

Em atenção ao questionamento apresentado em relação à marcação de consultas na Unidade de Saúde Rubi, do bairro Pedra Branca, informamos que a unidade, na última semana, passou por particularidade uma vez que o profissional médico, por motivos particulares, necessitou ausentar-se na segunda-feira (27), e na terça-feira (28), aconteceu o PEP - Programa de Educação Permanente para os médicos, que ocorre mensalmente, através de parceria entre a Secretaria de Estado Saúde, Secretaria de Saúde de Caeté e faculdades de medicina. Portanto, foi disponibilizado um número menor de agendamentos para consultas médicas.

O agendamento às sextas feiras é destinado aos pacientes que possuem demanda eletiva tais como, resultados de exames sem queixas, consultas de rotinas, eventos crônicos, pedidos de exames de rotina, entre outros. As pessoas que manifestarem queixas agudas, como dor forte recente, febre, mal estar, hipertensão ou hipotensão com sintomas, distúrbios de glicose com sintomas, devem procurar a unidade no horário de 7h30 às 9 horas para o acolhimento de enfermagem, com classificação de risco pelo Manchester, e atendimento médico de acordo com a prioridade da queixa.

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Além das vagas do agendamento às sextas feiras, a unidade agenda, às segundas-feiras, as vagas para renovação de receitas. A unidade atende também a população rural dos sítios situados na estrada Antônio Santos, e o agendamento para estas pessoas é realizado por telefone devido à inviabilidade das pessoas virem até a cidade para agendar as consultas eletivas.

Assim, o número de vagas que são distribuídas às sextas-feiras não corresponde ao número de atendimentos médicos na semana, já que a quantidade de atendimentos é superior.

Informamos ainda que a Unidade Safira encontra-se, no momento, sem o profissional médico, mas um novo profissional médico já está em fase de contratação. Por enquanto, o posto de saúde conta com o apoio das demais unidades que, por escala de revezamento, realiza o atendimento médico em alguns períodos da semana. Fora destes períodos, caso necessário, os pacientes são remanejados às unidades que possuem o profissional médico com disponibilidade.

Ressaltamos que as demais equipes estão completas.

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E para você o mau atendimento nas unidades de saúde no município é somente uma particularidade que acontece somente em alguns dias ou dia do ano?

Comente e deixe aqui seu relato sobre seu atendimento nos postos de saúde da cidade.