A Câmara Municipal de Caeté está preparando uma série de atividades para celebração do ano em que se comemora o tricentenário de sua instalação. Quesito fundamental para que um arraial fosse elevado à condição de Vila, a instalação da Câmara de Caeté ocorreu em 1714, quando seus primeiros vereadores, chamados “homens bons”, foram eleitos, no dia 11 de fevereiro e empossados em 14 de fevereiro do mesmo ano.

 Na época, as Câmaras Municipais eram responsáveis pela administração local e foi criada com o objetivo de garantir a execução dos projetos metropolitanos nos municípios, simbolizando a estabilidade e a continuidade da administração.

 A rica história do Legislativo municipal será lembrada durante todo o ano do tricentenário, que tem início no dia 29 de janeiro de 2014 – data em que foi assinado pelo então Governador de Minas Dom Brás Baltazar da Silveira documento elevando o então arraial à condição de Vila Nova da Rainha – e término no dia 14 de fevereiro de 2015.

 Para abertura das comemorações, na próxima quarta-feira (29) ocorrerá desfile da Fanfarra da Fundação Educacional de Caeté – FEC, a partir das 18h30min. pelas ruas do centro histórico. A cerimônia contará ainda com hasteamento de bandeiras e apresentação da Corporação Musical Nossa Senhora do Bom Sucesso, descerramento de placa comemorativa pelo tricentenário da Câmara e apresentação solene da Orquestra Santa Cecília de Sabará.

 Já no dia 11 de fevereiro (terça-feira), será celebrada a data em que foram eleitos os primeiros “homens bons” para provimentos dos cargos de Vereadores e Juízes. A partir das 19 horas ocorrerá sessão solene, hasteamento de bandeira com apresentação da Corporação Musical Santa Cecília, descerramento de placa em homenagem aos primeiros Vereadores do município e aos atuais edis e ainda apresentação solene do Coral Juvenal Alves Vilela.

 Segundo o Presidente da Câmara Nilo Teixeira (PT), uma série de atividades solenes e culturais ocorrerão para marcar a grandeza histórica da data, que significa o início da história administrativa do município, que na época da fundação do município era exercida pela Câmara.

 As atividades marcadas para o dia 29 de janeiro e 11 de fevereiro ocorrerão no plenário da Câmara Municipal, situado a Rua Mato Dentro, 48, no Centro.