foto_acidente_cacamba
Perna do senhor acidentado em uma cacamba da cidade

Um projeto de lei de autoria dos vereadores Ademir Martins Bento, João Carlos Costa e Marco Aurélio Cândido, que regulariza o uso de caçambas em nosso município, está em tramitação na Câmara Municipal. A justificativa dos vereadores é que a segurança de veículos e pedestres é uma das principais preocupações, pois com o grande aumento da construção civil e reformas em geral, nossa cidade diversificou a demanda para a utilização dos serviços em caçamba estacionária, que é necessário e muito útil na retirada de entulhos.
Relatos de quase acidentes envolvendo pedestres e motoristas são uma constante em Caeté, pois os mesmos se surpreendem com a caçamba colocada em locais que não são de costume. Já aconteceram abalroamentos entre carro e caçamba, danificando a lateral e assustando pessoas, uma vez que a pouca visibilidade e regras básicas para o seu uso não estão disciplinadas, contribuindo ainda mais para os riscos de acidentes.
Para melhorar o serviço e garantir a segurança de todos, uma das determinações é que as caçambas contenham faixa zebrada com tinta ou película refletiva que facilite a visualização, principalmente no período noturno. No mesmo sentido, a proposição proíbe a colocação de caçambas a menos de 10 metros de qualquer esquina, evitando surpresas desagradáveis. Em sintonia com as regras sobre circulação de veículos, o projeto de lei ainda impede a colocação de caçambas em todos os trechos das vias públicas onde o Código de Trânsito Brasileiro e a sinalização não permitem o estacionamento de veículos.
As questões que envolvem o meio ambiente são de suma importância, pois a preocupação do destino final dos entulhos e seu estudo refletem diretamente na qualidade de vida de todos nós. Disciplinar o uso das caçambas estacionárias é uma forma de proteger motoristas, pedestres, empresários do ramo, o patrimônio público e o nosso meio ambiente.
O projeto, que você pode ler na integra no site do VCNANET, ainda implica em multa para as empresas que não se adequarem às regras da nova lei assim que for sancionada. Sem contar que a empresa que presta o serviço tem um tempo determinado para a retirada da caçamba e ainda é da responsabilidade da mesma deixar limpo o local onde a caçamba foi colocada.
A iniciativa dos vereadores foi vista com bons olhos por muitos da nossa comunidade que há muito tempo tem pedido providência para o uso da mesma, mas para uma pessoa em especial esta nova lei é uma vitória. O senhor Abel, um comerciante da cidade, está impossibilitado de andar e assim poder provir seu próprio sustento, dependendo da bondade das pessoas, por causa de uma caçamba que estava em um lugar inapropriado e sem nenhum tipo de sinalização. “Espero que este projeto passe, para que o fato como o que aconteceu comigo não mais aconteça, pois é muito triste não poder trabalhar”, disse. Lembramos ainda que, no ano passado, um moto taxista morreu depois de ter se chocado com uma caçamba. Assim, pedimos aos vereadores agilidade na aprovação deste projeto.