Foto_-_Reunio_unidades_prisionais_3

Com o objetivo de estreitar parcerias a Prefeitura Municipal de Caeté participou de uma reunião, no Fórum municipal, na última sexta-feira (8), para analisar a situação da Fazenda de Ressocialização Reviver e do presídio local, buscando soluções e melhorias para as unidades.

O Vice-prefeito Nelson Machado representou o município na audiência com o Juiz de Direito da Comarca de Caeté, Dr. Afrânio José da Fonseca Nardy, que contou ainda com a presença do representante do Ministério Público, Dr. Felipe Gomes de Araújo, o Subsecretário de Administração Prisional, Dr. Murilo de Andrade Oliveira, o Superintendente de Gestão de Vagas e Articulação Institucional, Dr. Pabloneli de Souza Vidal, os diretores do presídio local, Marcelo Martins da Rocha e Givanildo Ferreira Santos, o Assessor de Controle Interno, Júlio César Teixeira, e a Coordenadora Técnica de Saúde, Lidiane Santos Brito Pedrosa.

Diante da apresentação das condições das unidades prisionais, com suas dificuldades e principais necessidades, a Prefeitura, juntamente com a SUAPI – Subsecretaria de Administração Prisional e SAIG – Superintendência de Gestão de Vagas e Articulação Institucional, estabeleceram formas de solucionar os problemas apresentados pelas unidades, melhorando as condições oferecidas aos detentos.

Entre as principais necessidades apontadas estão o acompanhamento e fiscalização na Fazenda de Ressocialização Reviver e, em relação ao presídio local, o atendimento médico aos presidiários. Além de visar à parceria mais próxima entre Prefeitura, SUAPI, SAIG e as unidades prisionais do município, a reunião contribuiu ainda para a definição de uma série de prioridades e ações para soluções dos problemas apontados.

Para ampliar a fiscalização da Fazenda de Ressocialização Reviver, a SUAPI, através da SAIG e direção do presídio local, realizará, mensalmente, acompanhamento técnico da execução do convênio de manutenção do local, verificando a destinação de recursos e maneiras de suprir deficiências. A Prefeitura se comprometeu também a realizar vistoria nos alojamentos, além de apontar, através de projetos, soluções para os sistemas elétrico e hidráulico do prédio.

A SUAPI se comprometeu ainda a disponibilizar, para o presídio local, um auxiliar de enfermagem para atender a unidade. De modo a oferecer melhor condições aos detentos, o atendimento de emergência será feito na Santa Casa, sendo que a Prefeitura se comprometeu também a indicar as unidades de saúde para atendimento dos presos.