arrudas

O número de cidades em situação de emergência em razão dos estragos provocados pelas chuvas em Minas Gerais passou de 35 para 37. O total de pessoas afetadas de alguma maneira pelo mau tempo chega a 2,1 milhões.

O número de cidades em situação de emergência em razão dos estragos provocados pelas chuvas em Minas Gerais passou de 35 para 37. O total de pessoas afetadas de alguma maneira pelo mau tempo chega a 2,1 milhões.

As duas últimas localidades a figurarem na lista foram São João da Mata, localizada no sul do Estado e atingida por enxurradas, e João Monlevade, situada na região central e que teve danos provocados por enchentes.

A Defesa Civil Estadual informou ter registrado a morte de duas pessoas neste novo período chuvoso, que se iniciou em outubro deste ano, e 31 se feriram.

Ao todo, 390 pessoas ficaram desabrigadas, ou seja, precisaram sair de casa para um abrigo, e 8.145 estão desalojadas (foram encaminhadas para casa de vizinhos, parentes ou amigos).

Outro dado mostrado pelo órgão foi o total de casas destruídas pelos temporais. Até o momento, foram 78, e 2.049 apresentaram estragos estruturais.

As pontes destruídas totalizaram 45 e foram constatadas 34 com danos.

A Defesa Civil emitiu alerta de chuva forte que pode atingir a região metropolitana de Belo Horizonte e as regiões central, vale do Mucuri, Rio Doce e zona da Mata. O alerta permanece até o dia 4 de janeiro de 2012.

Conforme o órgão, baseado em dados do meteorologista Ruibran dos Reis, do Instituto Minas Tempo, uma frente fria deverá provocar chuvas com bastante intensidade. O volume esperado é de 150mm a 200mm no período.

Há a recomendação para que a população de áreas suscetíveis a esses temporais adote procedimentos que a defesa civil denominou de “comportamentos seguros”.

As instruções são para que as pessoas não transitem, a pé ou com veículos, em áreas alagadas, observem sinais de saturação de águas em encostas, e a movimentação delas, para abandonar preventivamente as moradias.

Além de não depositar nas vias públicas objetos que possam impossibilitar o escoamento das águas e chuvas.

 

 Imagem:

Rio Arrudas, próximo ao bairro Granja de Freitas, em Belo Horizonte (MG), transbordou nesta segunda-feira. Dezenove cidades de Minas já decretaram situação de emergência por conta das chuvas. Só em dezembro, sete cidades já se encontram nesta situação, entre elas, Belo Horizonte, Acaiaca, Barra Longa, Florestal, Mariana, Buritizeiro e Formiga Mais Frederico Haikal/Hoje em Dia/Agência Estado