coordenadores_da_FrevemVereadores dos 34 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e do Colar Metropolitano lançaram no primeiro semestre deste ano a Frente Parlamentar dos Vereadores Metropolitanos (Frevem) que tem como objetivo discutir questões relacionadas a  saúde, meio ambiente, segurança, transporte público e mobilidade urbana em todas as cidades que fazem parte da RMBH. Entre os coordenadores da Frevem está o vereador da Câmara Municipal de Caeté, Jadson Rodrigues (Pardal) eleito como representante da microrregião Leste que, além de Caeté, sede da microrregião, abrange os municípios de Sabará, Taquaraçu de Minas, Nova União, Santa Bárbara, Barão de Cocais, Raposos, Itabirito, Nova Lima e Rio Acima.

Câmara de Caeté passa a ser sede da microrregião Leste representando dez cidades
coordenadores_da_Frevem

        Vereador Pardal junto aos parlamentares e    

                 coordenadores gerais da Frevem

Vereadores dos 34 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e do Colar Metropolitano lançaram no primeiro semestre deste ano a Frente Parlamentar dos Vereadores Metropolitanos (Frevem) que tem como objetivo discutir questões relacionadas a  saúde, meio ambiente, segurança, transporte público e mobilidade urbana em todas as cidades que fazem parte da RMBH. Entre os coordenadores da Frevem está o vereador da Câmara Municipal de Caeté, Jadson Rodrigues (Pardal) eleito como representante da microrregião Leste que, além de Caeté, sede da microrregião, abrange os municípios de Sabará, Taquaraçu de Minas, Nova União, Santa Bárbara, Barão de Cocais, Raposos, Itabirito, Nova Lima e Rio Acima.

 

A Frevem é formada por um representante e um suplente de cada um dos municípios da RMBH e do Colar Metropolitano, que juntos possuem cerca de 450 vereadores. A coordenação e condução dos trabalhos ficam a cargo de oito parlamentares que terão o mandato de um ano, permitida uma recondução. De forma itinerante, os encontros acontecerão nos municípios sedes da RMBH. “As reuniões da Frevem serão realizadas de dois em dois meses e cada coordenador terá a missão de mobilizar representantes de câmaras municipais vizinhas a participarem dos encontros”, explicou Pardal.

 

As diretrizes de atuação da Frente foram definidas de forma que haja um compartilhamento de experiências em busca de um equilíbrio metropolitano, porém as cidades que fazem parte da Frevem terão maior visibilidade e proximidade com as principais autoridades estaduais. De acordo com Pardal a intenção é integrar esforços que permitam encontrar soluções para os maiores problemas enfrentados hoje pela população das cidades da RMBH. “Juntamente com os municípios da microrregião Leste, Caeté passa agora a contar com mais esse canal e eu como um dos coordenadores eleitos para estar à frente dos trabalhos da Frevem, poderei cobrar de forma mais efetiva do governo do Estado respostas para os problemas comuns aos municípios que integram a nossa região, afinal não podemos tratar as demandas de nossa cidade de forma isolada, pois ações ou omissões de alguns municípios podem impactar nos demais”, afirmou o vereador.

 

Primeiras demandas foram levadas ao governador

Em junho a Frente apresentou-se oficialmente ao Governo de Minas e levou até ele as prioridades de atuação da Frevem, pedindo apoio na busca de soluções para os problemas da região. “Já promovemos algumas reuniões entre elas com o governador, oportunidade em que apresentamos uma proposta de parceria com o Governo do Estado para que juntos possamos encontrar soluções para as demandas metropolitanas”, informou Pardal

 

Segundo o parlamentar, coordenador da microrregião Leste, as audiências com o governador estão previstas para acontecerem a cada três meses quando serão levados ao conhecimento do governo estadual as principais questões de interesses e necessidades dos municípios que integram a RMBH, em especial os temas ligados à saúde, meio ambiente, saneamento básico, mobilidade urbana e segurança pública.