A Vara de Execuções Penais (VEP) proibiu nesta quarta-feira (24) a transferência de presos para a Unidade de Benfica, na Zona Norte do Rio. O local, onde funcionava o Batalhão Especial Prisional (BEP), passou por reformas para receber o ex-governador Sérgio Cabral e outros presos da Operação Lava Jato.

A decisão é válida até que seja instalada uma câmera de segurança com vista para o acesso de pessoas e veículos na entrada da unidade. A ala citada na decisão passou por uma reforma que custou R$ 26 mil e foi feita por presidiários.

A nova área da cadeia é monitorada por 32 câmeras, incluindo o pátio de visitas e o banho de sol. Com as intervenções, são mais 162 vagas, que vão ser usadas para detentos da Lava Jato com curso superior e também pra quem for por preso porque não paga pensão dos filhos.

As celas têm capacidade para seis presos, em 16m². Elas têm três beliches, um banheiro com vaso sanitário, pia e um chuveiro com água fria. Cada detento tem direito a uma tomada e pode levar um ventilador. Também tem lugar para instalação de uma TV de 14 polegadas. No entanto, na entrada do presídio não há detector de metais e nem bloqueadores de celulares.