solenidade cprm

Ao celebrar seus 110 anos de fundação, a diretoria e sócios do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) vieram à Caeté na manhã do dia 15 de agosto para prestarem homenagens ao seu fundador, o Ex- Presidente do Estado de Minas Gerais Dr. João Pinheiro da Silva. A cerimônia foi realizada no Adro da Igreja Nossa Senhora do Rosário, onde se encontra o mausoléu erguido por ordem do Governo de Minas Gerais em 1908, onde repousam os restos mortais do estadista. O ato contou com a presença do Secretário Estadual de Cultura, Dr. Ângelo Osvaldo, do Prefeito Lucas Coelho e da bisneta do homenageado, Maria Paula Pinheiro.
 
   A cerimônia começou por volta das 10h30 da manhã, com a leitura do decreto que transferia a sede do instituto para Caeté. Em seguida, o Vigário Geral da Arquidiocese de Belo Horizonte Padre Nédio Lacerda presidiu um momento de Oração com os participantes do ato. Em seguida, o depósito de uma coroa de flores no túmulo de João Pinheiro pelos “Dragões da Inconfidência” da Polícia Militar de Minas Gerais e toque de silêncio emocionaram os presentes, numa profunda homenagem ao caeteense mais ilustre da história.
  
   Em seguida o presidente do instituto, Dr. Aloísio Alberto da Cruz Quintão disse sobre a importância da cerimônia. “Vimos aqui fazer uma homenagem a quem foi responsável pela feliz origem do instituto. João Pinheiro foi o primeiro presidente do instituto e se tornou o patrono perpétuo da mesma, que é uma associação civil, de caráter cultural, educacional e científico”, disse. Em seguida, o prefeito Lucas Coelho agradeceu aos presentes, enfatizando a importância de João Pinheiro para a história de Caeté. “Precisamos de mais homens como João Pinheiro nestes tempos tão difíceis”, afirmou. Ao término da cerimônia, o grupo se dirigiu ao Solar do Tinoco, antiga casa de João e Israel Pinheiro, onde foram realizadas visitas guiadas e palestras. O evento terminou com um almoço no Recanto Monsenhor Domingos, antigo Asilo São Luís.
 
    Criado em 1907, o Instituto busca preservar a história de Minas Gerais e estimular a pesquisa, tendo ligações e parcerias com entidades públicas e privadas. “João Pinheiro é um exemplo a ser seguido, um exemplo. Juscelino Kubitscheck conheceu João Pinheiro ainda jovem aqui em Caeté, e afirmou que ele era um homem à frente do seu tempo e intuía o futuro. Sua preocupação com a educação era notável, sabendo que através dela viria o desenvolvimento de Minas e do Brasil”, disse o presidente do instituto, Dr. Aloísio. Informações sobre o instituto podem ser encontradas no site http://www.ihgmg.org.br/