festa padroeira 2017 3

  O dia 15 de agosto começou cedo em Caeté. Os fogos começam já às cinco da manhã, saudando o dia que nasce e os homenageados do dia: Nossa Senhora do Bom Sucesso e São Caetano. Ao ouvir os rojões, mais do que depressa alguns saíram de suas casas e se puseram em frente à porta da Matriz. Às seis horas, as portas se abrem. Surge imponente a imagem da Padroeira, ornamentada pelo artista Celso Ferreira e colaboradores, junto a São Caetano, primeiro Padroeiro destas terras. As lágrimas dos devotos são inevitáveis nesta hora. Lembranças, agradecimentos, saudades. Um misto de sentimentos enche o coração daqueles que ao raiar do dia vão se encontrar com Deus, num profundo espírito de Fé.

  
festa padroeira 2017 1   
A Matriz permaneceu lotada durante as três Missas rezadas pela manhã. A Celebração das 11h é tradicionalmente rezada pelos caeteenses ausentes, que nesta data vem à Caeté realizar suas homenagens à Padroeira. Presidida pelo caeteense Padre Wellington Faria e cantada pela recém-fundada Orquestra de Câmara de Caeté, a Missa contou com a presença do Secretário Estadual de Cultura, Dr. Ângelo Oswaldo e do Prefeito Lucas Coelho. Cantos em Latim, língua oficial da Igreja e músicas Marianas também emocionaram os fieis.
 
festa padroeira 2017 3
  Momento mais marcante e significativo da Festa, a Procissão dos Padroeiros começou no início da noite, seguida por milhares de devotos. Em cada rua do Centro Histórico uma homenagem, um pedido, fogos. A beleza e a oração se encontravam em meio às preces do fieis, que não continham a emoção ao contemplarem a passagem das imagens. Bandas e Congado animavam a Procissão, que foi recebida com um belo show de fogos, esperado todos os anos pelos fieis e visitantes.
 
  Uma característica marcante da Festa dos Padroeiros deste ano pode ser constatada no momento da Coroação da Imagem de Nossa Senhora do Bom Sucesso. A união das Paróquias da cidade se registrou publicamente com a entrada das imagens de São João Paulo II, trazida pelo Administrador da Paróquia do Bairro Bonsucesso Padre Marcelo Lacerda, e de São Francisco de Assis, Padroeiro da Paróquia São Francisco de Assis em José Brandão, trazida pelo Padre Giovanni José. Os três Padres coroaram a imagem de Nossa Senhora, num profundo espírito de Comunhão. Ao final, de mãos unidas, os fieis foram convidados a rezar a oração da “Salve Rainha”.
  
A festa externa, totalmente organizada e planejada pelas Paróquias de Caeté foi também um destaque. Shows dos mais variados estilos musicais agradaram ao público, que participou massivamente dos quatro dias de atividades externas. Confira algumas imagens da Festa deste ano. Os créditos pertencem a José Carlos Dias.