lucas assinando

 
 
Ao completar os seus primeiros seis meses como prefeito de Caeté, o sociólogo Lucas Coelho (PTB) concede entrevista , relatando suas primeiras experiências no comando da cidade, assim como os desafios e conquistas da gestão e as principais atividades das secretarias e autarquias do município neste período.

 

01 – Prefeito, em qual situação você encontrou a prefeitura de Caeté no mês de janeiro?

 
Lucas Coelho – Encontramos a prefeitura de Caeté com várias dívidas, processos de repasses de recursos imperfeitos ou incompletos, dificuldades operacionais, de relacionamentos intersetoriais e interação ineficiente entre as secretarias. O momento que o país passa é também muito conturbado, sendo que vereadores e prefeitos de diversas cidades têm reclamado constantemente da falta de repasses e verbas, o que também tem acontecido aqui. Contudo, em nosso governo, procuramos manter a visão otimista e positiva, arregaçando as mangas e trabalhando, com a colaboração incansável de nossos funcionários.
 

02 – E quais são as principais ações ou mudanças que seu governo desempenhou neste período?

 
Lucas Coelho – Nós tomamos muitas medidas corajosas, executando várias mudanças. Podemos tomar como exemplo a secretaria de obras, que estava com vários carros e maquinários estragados. Hoje, todos estão em pleno funcionamento. A Secretaria de Políticas sobre Drogas hoje é referência em vários municípios, a APAE de Caeté tem recebido todo o nosso apoio, dentre outras. Também não fugimos de problemas graves como a questão da SARITUR. Acionamos a empresa na justiça, e agora o judiciário tomará as providências necessárias em relação aos imensos transtornos vivenciados pelos cidadãos que dependem do transporte para BH. A empresa Jaguar Mining estava com dificuldades de escoar sua produção, com um sério risco de encerrar suas atividades em Caeté.  Decretamos a desapropriação de um terreno da empresa Saint-Gobain, fazendo com que acontecesse uma negociação com a mineradora Jaguar Mining, viabilizando a permanência da empresa na cidade. O número de pessoas atendidas pelos programas sociais da prefeitura foram quadruplicados, aumentando assim a autoestima dos caeteenses. Hoje, todos sabem que o prefeito tem atitude para defender Caeté além das montanhas que cercam a cidade.
 

03 – E como você avalia o trabalho dos secretários municipais e presidentes de autarquias?

 
Lucas Coelho – Estou muito satisfeito com o trabalho das secretarias, fundações e autarquias. Montamos um grupo jovem e arrojado, que durante todos os dias não tem hora para terminar seus respectivos expedientes, excedendo na maioria das vezes a jornada normal de trabalho. O número de secretários foi reduzido, e alguns estão responsáveis por duas ou três pastas, recebendo por apenas uma. O grupo está animado e comprometido com Caeté. Cito como exemplo a vice-prefeita Maria Emília Castro, que tem desempenhando um excelente papel na Fundação Educacional de Caeté (FEC).
 
 

04 – Como está o relacionamento do governo com a Câmara Municipal e também com os deputados que possuem base na cidade?

 
Lucas Coelho – Eu fui vereador e sei da importância do legislativo para a cidade. A relação com a Câmara Municipal é amistosa. Em relação ao relacionamento com deputados, temos atendido a todos, inclusive, deixo bem claro que todas as verbas e emendas indicadas por eles para Caeté são bem-vindas, independentemente de questões partidárias.
 

05 – Concluindo, o que o cidadão de Caeté pode esperar dos próximos seis meses de gestão?

 
Lucas Coelho – Os cidadãos de Caeté podem esperar significativos avanços nas áreas de saúde e educação, no trato da gestão pública. Caeté é uma das cidades mais importantes de Minas Gerais, sendo berço de lutas importantes para todo o Brasil. Queremos recuperar a autoestima do caeteense, fazendo a cidade ser respeitada no contexto nacional. Também desenvolveremos projetos para trazer turistas para Caeté, aproveitando o ocasião do Jubileu de 250 anos de peregrinações ao Santuário da Serra da Piedade. Isso tudo, mantendo o pagamento dos servidores em dia e cumprindo todas as obrigações financeiras da cidade.
 

ALGUMAS AÇÕES REALIZADAS PELAS SECRETARIAS NESTE PRIMEIRO SEMESTRE

 
SAÚDE- Extinção histórica fila de espera para exames de mamografia, implementação do prontuário eletrônico, redução de 70% da fila de espera de exames de imagem.
 
OBRAS – Manutenção em pontos de iluminação pública, realização de limpezas urbanas e asfaltamentos; aumento de 30 % na operação de tapas buracos, redução de 25% dos custos operacionais com prestadores de serviços.
 
ESPORTE E LAZER- Participação de mais de 1000 atletas no 1º “Caeté Olímpica”. Criação dos programas “Caeté em Movimento” e “Esporte em foco”.
 
MEIO AMBIENTE- Criação do Fundo Municipal do Meio Ambiente, que tonará efetiva a atuação da secretaria na prevenção e combate aos danos ambientais, através da aplicação de multas que serão convertidas em ações de reparação e campanhas educativas.
 
PLANEJAMENTO- Estabelecimento de metas de curto, médio e longo prazo a partir do plano de governo, bem como operacionalização eficiente das perspectivas e recebimentos de verbas e recursos estaduais e federais.
 
ADMINISTRAÇÃO – Revisão de todos os contratos da gestão passada e negociação com os fornecedores que resultou em uma redução média de 25% nos gastos públicos.
 
FAZENDA- Rigor nos cumprimentos dos prazos, evitando pagamento de multa, além do aprovisionamento de saldo mensal para garantia do pagamento do 13º salário dos servidores.
 
GOVERNO – A secretaria recolocou a gestão nos trilhos da legalidade, haja vista que o município apresentava altos índices de permissividade que resultavam em todo tipo de desvio das regras estabelecidas pela legislação municipal.
 
FUNDAÇÃO CASA DE CULTURA – Redução de 74% nos custos de estruturas dos eventos de aniversário da cidade e carnaval, em relação ao ano de 2015.
 
FEC- Quitação de dívidas de fundação e aumento 26,62% no número de alunos matriculados.
 
TURISMO E PATRIMÔNIO – Instalação do Centro de Atendimento ao Turista na Serra da Piedade, retorno do município para a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.
 
ASSISTÊNCIA SOCIAL e POLÍTICA SOBRE DROGAS – Quase 200 acolhimentos de dependentes químicos e mais 75 encaminhamentos para tratamentos de dependência química. Cerca de 3.500 atendimentos mensais no Centro de Convivência de idoso. Realização de ações sociais em áreas de vulnerabilidade social.
 
EDUCAÇÃO- Implantação do diário eletrônico, obras de revitalização dos CEMAES 1 e 2 e entrega de kit escolar para os 3.324 alunos da rede municipal e da APAE.
 
SAAE- Melhoria na qualidade da água nos distritos e na zona urbana, regularização das ligações clandestinas, bem como intenso trabalho de prospecção de água nova para garantia do abastecimento hídrico de Caeté para os próximos anos.
 
CONTROLE INTERNO – Retomada do controle de frota, de pessoal, licitações, contratos e almoxarifado. Manutenção e aprimoramento de sistema de transparência municipal.