Duas telhas encontradas no telhado da Matriz contam um pouco da história do símbolo maior da fé caeteense

 telhas

A Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso está passando por uma grandiosa reforma nos últimos meses. A Igreja de 1756 erguida por Padre Henrique Pereira está tomada de andaimes e lonas em sua parte externa, e de longe já é possível perceber a mudança visual da Matriz que é considerada por muitos “a igreja mais bonita do Brasil”. As telhas brancas podem ser avistadas de longe em vários locais da cidade, além da pintura que prossegue junto à reforma do telhado, dando uma “cor” nova ao prédio histórico e religioso.
 
   Toda a reforma vem sendo conduzida pelo administrador da Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, padre Wellington Santos e equipe, junto aos órgãos competentes. Ao todo, a obra está custando cerca de 700 mil reais, vindos de emenda parlamentar, Mitra Arquidiocesana de BH, Prefeitura Municipal de Caeté, IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e da campanha SOS Matriz, que com bailes e eventos, carnês de contribuição e coleta de materiais recicláveis arrecadaram cerca de 200 mil reais. A obra começou em novembro do ano passado.
 
   Durante a reforma da Matriz, duas telhas datadas de Abril de 1828 foram encontradas, provocando a curiosidade de fieis e admiradores do templo. O Opinião conversou com Padre Wellington sobre a descoberta das telhas e a respectiva representação histórica das mesmas. “As telhas fabricadas antigamente não possuíam marcas das olarias onde eram produzidas, nem o ano de fabricação. Alguns historiadores dizem que era costume marcar uma ou duas telhas dentro de um lote maior, e ficamos na expectativa de que, com sorte, poderíamos encontrar alguma telha marcada. Instruímos os operários da obra a verificarem se alguma das telhas possuíam marcações, e para nossa surpresa encontramos”, disse Padre Wellington.
 
   As telhas estavam recobrindo a capela-mor da Matriz, onde se encontram as imagens de Nossa Senhora do Bom Sucesso e São Caetano, e também o altar onde são celebradas as Missas.  Segundo a Paróquia, tudo leva a crer que a última reforma do telhado ocorreu de fato em meados do ano 1828, ou seja, há cerca de 190 anos. “A construção da Matriz foi concluída em 1756, e já em 1828 aconteceu a primeira troca do telhado”, afirmou o Padre. A conclusão desta etapa da obra está prevista para o final deste mês.
 
  Após o término desta etapa da obra, a campanha SOS Matriz continuará suas ações em prol das reformas da igreja. “A campanha vai continuar, pois ainda precisamos recuperar o forro que está danificado por infiltrações, fazer a limpeza própria dos altares laterais e do altar-mor, a limpeza do piso, o projeto elétrico e luminotécnico e também a pintura interna”, concluiu Padre Wellington. Você que deseja contribuir com a campanha pode ajudar depositando material reciclável no ponto de coleta instalado do pátio da Matriz, adquirindo o carnê da campanha na secretaria da Paróquia, e também comprando uma telha antiga retirada do telhado da Matriz pelo valor simbólico de R$10 reais. Informações pelo telefone 3651-8213.