partipao

Na semana passada o Prefeito Zezé Oliveira mandou uma nota ao Jornal para comentar o editorial da edição 131 que falava sobre a atuação do prefeito no caso do Projeto da Mina do Brumado que está em fase final para implantação do Grupo AVG.

Em minha opinião em sua nota de esclarecimento o prefeito não esclarece nada, afinal o que questionamos nesta coluna foi sobre a falta de dialogo da prefeitura com a comunidade naquele projeto, em especial com as entidades da cidade que defendem o meio ambiente. Diferente do divulgado na nota, não tivemos nenhuma notícia de reuniões, seja elas na prefeitura ou nos conselhos citados na nota chamando a população para discutir o referido projeto, na terça fui à prefeitura e questionei sobre onde tinham sido realizadas tais reuniões e principalmente em quais veículos de comunicação às mesmas tinham sido divulgadas. A pergunta foi feita pessoalmente e por e-mail, contudo até o presente momento ainda não obtive respostas.

Assim uma conclusão possível com o silêncio da prefeitura para estas e outras perguntas é que depois de eleito o prefeito Zezé Oliveira mudou sim sua posição no que tange ao dialogo com a comunidade, ou só considera para as suas discussões os conselhos como representantes do povo. Já que em sua nota Zezé diz que já vem discutindo o tema com os conselhos e assim está sendo transparente e democrático. O estranho é que nem a maioria dos antigos companheiros do prefeito Zezé Oliveira no SOS Serra da Piedade foram chamados para o debate. Ou seja, além dos conselhos poucos cidadãos foram convidados.

Agora fica a pergunta você cidadão comum em geral, conhece os membros dos conselhos da cidade? Onde foram eleitos? Como eles funcionam? E o principal eles representam seu pensamentos, crenças e opiniões? Acredito que para grande parte da população a resposta será não. Para conhecimento o principal conselho ligado ao meio ambiente é o CODEMA, que é presidido pelo Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Anderson Divino. Assim o principal veículo de debate com a comunidade da prefeitura tem como responsável um funcionário da casa, que nem é preciso falar para qual interesse irá trabalhar...

Se o principal conselho sobre o tema tem como presidente o secretário de meio ambiente, não estaria comprometida a então democrática discussão com a população? Mais ainda não estaria o CODEMA deixando de lado alguns itens em favor da prefeitura?

Infelizmente esta duvida será eterna afinal o que passa no coração dos outros não podem ser visto por nós. Contudo ainda acredito que o atual governo irá mudar a forma de atuação e convocar a sociedade para o pleno debate sobre o futuro do município, mesmo porque governo forte é governo com participação popular.