perdao2

Na semana passada, eu relatei para vocês a “briga” que o vereador Juninho Purysco travou com o advogado Roberto Costa. A coisa foi feia, pois é! Como toda ação gera uma reação, o Dr. Roberto Costa deu entrada na Câmara com um pedido de cassação contra o Juninho Purysco.

O processo, para mim que sou leiga, pareceu ótimo, cheio das explicações e foi lido na íntegra pelo secretário da Casa, vereador Ricardo Diniz.

Juninho ouviu tudo sem falar nada, de cabeça baixa, e todos ficaram em silêncio que se podia até ouvir uma palha cair no chão. Nunca vi a Câmara tão silenciosa assim.

Ao final da leitura, alguns populares que estavam lá disseram: “Desta vez Juninho se lascou!”; “Parece que Juninho mexeu com a pessoa errada”, entre inúmeros comentários.

Só que, no final de tudo quando Juninho pediu a palavra se dirigindo para Dr. Roberto, ele pediu meias desculpas, digo “meias” porque o vereador disse que tinha errado a pessoa para quem deveria ter dito o que disse, pois como eu mesmo havia dito, não é responsabilidade do advogado da Câmara dar ou não o poder da fala a vereador algum.

Então, para concluir a coisa, depois da leitura e da palavra do Juninho, foi lido que o Dr. Roberto Costa tinha aceitado o pedido de desculpa do vereador, e ainda foi dito que o mesmo, em outra oportunidade durante a semana, já havia pedido desculpas ao advogado e que, diante disso, a coisa ia parar por ai!

Bem, é tão lindo o perdão, não é mesmo? A pessoa vai fazer uma coisa com você, te pede perdão e você perdoa! Que coisa linda! Eu fico imaginando um caso em que a pessoa dispara um tiro contra a outra, então, na hora do velório, o cara chega e pede perdão para a família porque ele tinha que ter mirado em outro. Por que não perdoar, se o perdão é tão divino?

Um gesto tão lindo do Dr. Roberto, não é mesmo? Um advogado perdoando um ato falho contra a sua própria pessoa, como Dr. Roberto tem um coração grande.

Esperamos que o Juninho tenha aprendido a lição. Afinal não existem muitos Robertos por aí e se ele ousar fazer isso com outra pessoa a pena não vai ser tão branda assim. Afinal, o povo quer respeito daqueles que elegeu e que o está representando. Não podemos sair por aí agredindo verbalmente uma pessoa e depois pedir desculpa.

Agora uma dica para o Juninho: PERDOAR NÃO QUER DIZER ESQUECER!

Outra duvida que tenho é a respeito do partido do vereador. Qual será a postura que ele vai assumir? Será que o PDT vai puni-lo como fez com outro membro que cometeu delito ou o perdão é sempre o melhor remédio? Se a coisa no PDT continuar assim é melhor mudar para, no caso, um partido novo o PSP - Partido da Solidariedade e do Perdão. Que coisa meiga!

Agora vamos à ORDINÁRIA!

Leitura da ata do dia anterior, correspondências, indicações, indicações, indicações e por aí vai. Como já disse, agora com respostas: “vamos tentar, já encaminhamos, vamos ver” e por aí vai. Aé onde? Só Jesus sabe.

Ah, teve informe da prefeitura by Juninho Purysco,  claro que continua líder do Prefeito na Câmara. Deve ser porque o prefeito concorda com tudo que ele faz.

Depois os oradores. O primeiro foi Dalton, que falou e mostrou a necessidade de se fazer as indicações por ele pedidas, com fotos no telão.

Galera, adoro este modo novo de ver os problemas da cidade, deveria ser copiado por todos os vereadores. Um colega na galeria falou que Dalton está de parabéns, eu também dou os parabéns para Dalton, porque, este ano, ele tem me surpreendido e muito. E vocês que leram as minhas colunas na gestão passada da Câmara sabem muito bem do que eu estou falando.

Dalton está mais aplicado e correndo atrás mesmo, está até falando baixo no microfone, se continuar assim parece que desta vez vai ter vereador para pleitear vaga de vice-prefeito na próxima eleição.

Dalton mostrou que se faz necessário que o estacionamento perto da escola João Pinheiro, próximo a Prefeitura, mas precisa de uma avaliação técnica melhor e quem sabe até colocar faixas para estacionar.

O que eu achei engraçado quando Dalton apresentou as fotos é que havia um carro na contra mão, um carro de uma secretária da Prefeitura e outro com um adesivo escrito “EU AMO BH RADICALMENTE” de outro secretário. Ele ama BH, mas recebe de Caeté.

O segundo a usar a tribuna foi o “Nilão gente fina” que, como sempre, sem rodeios, pôs o dedo na ferida e disse que quando não estamos satisfeitos com um serviço, temos que mudá-lo. Disse ainda que gostaria que certos fatos fossem revistos pela direção da Câmara para que mudanças aconteçam na casa, para que assim possa melhor atender o vereador e a comunidade.

No popular, foi isto que Nilo quis dizer e o que eu entendi!

O outro orador inscrito foi Tequinho, que dispensou o uso da tribuna, não se sabe por quê. O vereador Marco Aurélio mostrou, também no telão, o lançamento do programa “Caeté Cidade Verde”, idealizado pelos vereadores da Comissão de Meio Ambiente Ademir Bento, Guilherme Rosa, Markorelio Rocha e pelos vereadores Dêmerson Porto, Nilo Teixeira, Ricardo Diniz, Ricardo Socorro e João Carlos Costa.

Ao que parece, serão feitos projetos de lei, indicações para a prefeitura, parceria com a comunidade e setor privado com vistas a uma Cidade cada vez melhor, com plantio de mudas de árvores variadas e frutíferas, proteção de nascentes. Outros projetos vão contemplar a Sustentabilidade, as águas e o meio ambiente de uma forma geral.

Foi feito ainda um agradecimento especial aos colaboradores Francisco Ferreira e Ricardo Peixoto pela grande força nesse projeto. Pelo visto no projeto só não entrou o vereador do Partido Verde, Dalton!