maisons_002Galera as coisas andam quentes na câmara de Caeté. Galeria cheia, vereadores irritados, secretários do prefeito fazendo caras e bocas e tentando persuadir o povo para a anarquia.
Galera as coisas andam quentes na câmara de Caeté. Galeria cheia, vereadores irritados, secretários do prefeito fazendo caras e bocas e tentando persuadir o povo para a anarquia.  Secretários do prefeito jogando o povo contra a câmara era uma coisa visível para quem assistia a reunião. Mas o povo não é bobo, soube ouvir e entender o que estava acontecendo.
Bem isso vocês vão ler hoje aqui nos acontecimentos desta semana da câmara de Caeté.
Vamos á ORDINARIA desta semana.
Correspondências e indicações e claro, ouvi um vereador disser  “se eu não fizer a indicação o povo me mata. Tenho que dar uma satisfação para quem me pede”
Tenta falar a verdade para o eleitor, senhor vereador. Diz para eles que indicação não adianta nada a não ser que já esteja no cronograma da prefeitura. O vereador está apenas pegando carona para bater continência com o quepe do outro.
Agora vamos aos oradores do dia.
O primeiro foi José Francisco que mostrou estar muito comovido com a morte do amigo e ex vereador José Américo Severino, dizendo dos trabalhos relevantes que o ex vereador e político nato tinha feito por nossa Caeté.
Falou ainda sobre as reuniões que estão sendo feitas na calada da noite para colocar o povo contra a câmara usando inverdades. Segundo o vereador se estas reuniões fossem sérias os vereadores seriam chamados a participar para poderem se manifestar também sobre o que realmente está acontecendo.
José Francisco mostrou ainda aos presentes o projeto de suplementação para a compra dos terrenos onde está sendo construída a escola, comprovando que o dinheiro que está sendo utilizado é do FUNDEB (fundo de manutenção e desenvolvimento da educação básica). Isto comprovou que sua fala da semana passada estava certa e que não era mentira como gritou a secretária. “Quando eu falo, eu tenho certeza e clareza daquilo que afirmo”
Para concluir sua fala o vereador disse que a escola de Roças Novas também está precisando e nem mesmo um tijolo foi mexido.
O segundo orador foi Cássio Castro. Agradeceu ao Deputado Estadual João Vítor Xavier. “Nosso Deputado Estadual majoritário indicou o campo do distrito de Antônio dos Santos para receber iluminação através do programa Campos de Luz. Essa é uma ótima notícia para a comunidade de Antônio dos Santos.
Depois ele falou sobre a galeria estar cheia dizendo que o prefeito poderia colocar ônibus toda semana para as pessoas irem à câmara e não somente quando é do seu interesse.
Fiquei de boca aberta com a fala do vereador que nem gaguejou. Falou com firmeza. Deve ter ficado o dia inteiro na frente do espelho treinando.
E por último e não menos importante (tá bom, estou brincando), quem falou foi Prutaco.
Prutaco falou sobre sua preocupação com o trânsito e com a falta de educação de certos motoristas que não respeitam a faixa de pedestre e nem mesmo as placas de proibido estacionar.  Ele disse que “debaixo da placa de proibido estacionar é proibido estacionar” coisa que parece o povo não está sabendo.
O vereador comentou sobre o fato de o vereador José Francisco ter reclamado que foi vaiado pela secretária de educação na reunião anterior. O vereador Prutaco falou que “na minha casa ninguém me vaia e se o vereador se sentiu ofendido tome suas providencias”.
Eu não entendi o porquê de Prutaco disser isso, pois várias foram as vezes que ele foi vaiado e não o vi tomando providência alguma.
Deixem-me explicar o que aconteceu. Enquanto José Francisco falava na última reunião sobre a escola e a compra dos lotes para a construção a secretaria de educação ficava vaiando e gritando que o que ele estava falando era mentira. O vereador José Francisco achou a posição da secretária muito errada, pois além de estar á frente de uma secretaria tão importante como educação, a secretária e educadora tem que dar o exemplo, coisa que não foi vista na reunião da semana passada.
Para terminar Prutaco falou sobre o projeto de suplementação. Aquele que tira de obras para colocar em educação.  “Sou totalmente a favor da construção das escolas, mas a comunidade tem que entender que suplementação é um assunto bastante sério e que tem que ser examinado com muito critério e sensatez”, afirmou. Sendo que a prefeitura entrou com um novo projeto tirando de várias outras secretarias e beneficiando até mesmo com um valor semelhante ao que foi pedido para tirar de obras para devolver para obras. Isso mesmo. Uma confusão. Se o prefeito sabe que a secretaria de obras está precisando porque tirar e depois colocar. Vai entender a cabeça destes administradores de Caeté.
Na ordem do dia foram votadas várias coisas. Vamos a elas:
Moção de pesar pelo falecimento do ex vereador José Américo Severino. > aprovado.
Alguns projetos de doação de terrenos, aqueles “meus terrenos, minha vida” para empresários, foi dado como inconstitucional por se tratar de ano eleitoral.
O Projeto de Lei  que “Abre Crédito Adicional Especial no Orçamento de 2012 do Município de Caeté”, de iniciativa do Executivo, foi aprovado e ressaltado pelo vereador Lorindo. O projeto no valor total de R$ 375.000,00 (trezentos e setenta e cinco mil reais) é para ampliação da Estação de Tratamento de Água da Vila das Flores (construção de unidade de elevação de tratamento de água).  Lorindo também questionou: “Por que não estava previsto no orçamento, já que é a última parcela? Por incompetência do executivo, devido à falta de planejamento?”. O presidente ainda destacou: “Essa ampliação da ETA só vai acontecer por causa do empenho da Câmara e a nossa preocupação com a comunidade. Estamos nos empenhando em votar os projetos que beneficiarão a cidade, mesmo alguns que são provenientes dos erros e da falta de planejamento da Prefeitura. Não adianta também, tentar pressionar os vereadores. Nós estamos aqui trabalhando com seriedade e responsabilidade. Lorindo ainda enfatizou que o prefeito se preocupa muito é com a secretaria de educação deixando as outras secretarias descobertas. Cada um se preocupa com o que mais lhe convém, certo?
Depois foi votada a compra dos lotes para a construção da escola no bairro Deschamps e o vereador José Francisco usou a palavra para disser que espera que a escola do bairro Deschamps seja feita do mesmo jeito que a da Pedra Branca, pois os moradores do bairro também merecem o melhor.
Foi aí que começou um bate boca com o secretário de governo e planejamento que se encontrava na galeria. O bate boca terminou com a fala muito irritada do vereador José Francisco dizendo “Elmer, você deveria ter vergonha na cara e respeitar os vereadores. Sendo você um secretário deveria nos respeitar”
O secretário estava na galeria instigando o povo o tempo todo da votação.
Muito irritado o secretário neste momento se calou.
Depois foi votado o projeto que “Dispõe sobre o Plano de Empregos, Carreiras e Vencimentos dos Servidores da Câmara Municipal, de iniciativa da Mesa Diretora. Projeto que cria mais empregos na câmara, que no meu ver já tem funcionários mais que o suficiente, mas fazer o quê? NÉ?
Galera eu não entendo o porquê das coisas com o executivo andarem neste clima. Pelo visto isso aconteceu quando a câmara pediu uma sindicância nas obras executadas pela prefeitura. Isso irritou muito o executivo que resolveu fazer reuniões jogando o povo contra a câmara, mas como eu disse de burro o povo não tem nada e vai saber muito bem quem está falando a verdade.
Termino minha coluna com uma citação de um amigo sobre o caso:
VOCÊ PODE ENGANAR UMA PESSOA POR UM TEMPO, MAS VOCÊ NÃO PODE ENGANAR MUITAS PESSOAS O TEMPO TODO.
Bom fim de semana a todos e vamos esperar mais capítulos desta novela sobre a busca implacável pelo poder.