A_professora_e_a_me4Galera a reunião da câmara desta semana contou com uma coisa á muito não vista ali: a galeria estava lotada. Tão cheia que até havia algumas pessoas em pé. O motivo de tanta gente presente foi uma noticia mentirosa que algumas pessoas levaram até á comunidade de que os vereadores não votariam a suplementação que o prefeito pediu para terminar as obras de algumas escolas entre elas a escola Padre Joaquim.
A_professora_e_a_me4Galera a reunião da câmara desta semana contou com uma coisa á muito não vista ali: a galeria estava lotada. Tão cheia que até havia algumas pessoas em pé. O motivo de tanta gente presente foi uma noticia mentirosa que algumas pessoas levaram até á comunidade de que os vereadores não votariam a suplementação que o prefeito pediu para terminar as obras de algumas escolas entre elas a escola Padre Joaquim.
Bem vamos à reunião desta terça dia 20/03 para que vocês possam saber o que aconteceu.
Como já é de costume são lidas todas as correspondências e logo após as indicações, que nesta semana foi apenas uma.
Logo depois é hora dos oradores do dia. O primeiro a falar foi cabo Jorge, com sua maneira já peculiar de cumprimentar tudo e todos.
Ele disse que a senhora juíza mesmo estando muito feliz com a homenagem que ela vai receber da câmara não poderá estar presente por ter no mesmo dia outro compromisso. Logo depois o vereador falou que o PTB, partido ao qual é filiado, vai sair com candidato próprio para prefeito. Só nos resta saber quem é este candidato.
Logo após, cabo Jorge falou sobre o requerimento de sua autoria que trata da colocação de postes de luz do posto Ipiranga até a escola da Penha. Vamos torcer para que este requerimento seja levado a sério pela Cemig, afinal o pessoal que sobe por ali todos os dias com certeza paga a taxa de iluminação pública que os vereadores aprovaram anteriormente.
O vereador falou ainda sobre o projeto de lei que obriga o executivo a dar uma resposta ao legislativo sobre as indicações. Parece que o jurídico da câmara deu bomba neste projeto, porém o vereador garantiu que vai reformular o projeto dentro da lei para que isso possa ser feito.
Ele ainda falou que as indicações são uma perda de tempo, pois os secretários têm tudo cronometrado dentro de seus departamentos com tempo para tudo.  Se indicação valesse alguma coisa Caeté não teria nenhuma rua sem asfalto e citou como exemplo o bairro Vila das Flores que não tem sequer uma rua sem indicação de calçamento ou asfaltamento. Falou que os vereadores que dão cópia para o povo de indicação que fizeram estão mesmo é dando arma para o povo bater a câmara.
Foi nesta hora que o telefone celular do vereador tocou e ele se desculpou falando que ele é uma pessoa muito solicitada ainda mais pela mulherada. Eu não acho não.
O segundo a falar foi o professor José Francisco que num tom muito sério disse que gostaria de ver a galeria cheia todas as terças. Disse que a presença do povo é até muito boa para que certas coisas sejam esclarecidas. O vereador se mostrou indignado com os comentários de que houve uma reunião a portas fechadas na segunda feira onde pessoas mal intencionadas falaram que os vereadores daquela casa eram contra o término da construção da escola e que votariam contra a subvenção que o prefeito pediu.
Então o vereador disse que isto era uma grande mentira. Que se foi ele mesmo, Prof. José Francisco, que no ano de 2009 entrou com uma indicação na câmara para que o prefeito pudesse construir uma nova escola, pois a que existia estava muito precária.
“Como posso ser contra, se foi eu mesmo que pedi”
Ele falou que o projeto da suplementação só chegou à câmera dia 15/Fev e devido aos feriados só pode dar entrada no dia 28/Fev. Explicou que um projeto pode ficar até 75 dias na câmara e que as coisas têm uma ordem para acontecer. O executivo sabe muito bem disto.
O vereador falou que a escola Padre Joaquim já consumiu um milhão e quinhentos e cinqüenta e quatro mil reais, o que não é pouco dinheiro. Não foi concluída ainda, pois a obra é uma megalomania. Um delírio de uma pessoa que não tem os pés no chão.
O vereador disse que o prefeito sabia que o dinheiro para a construção que foi liberado teria que ser mostrado o serviço. Somente depois disso a outra parte seria liberada. O executivo não fez isso e agora quer julgar a culpa pela sua irresponsabilidade em cima dos vereadores. José Francisco disse que Caeté está carente até mesmo de asfalto e o prefeito tirando de obras. As ruas estão todas sujas.  Que só as ruas centrais estão limpas e que de tanto varrer até já estão levando o asfalto embora, mas que nos bairros está de dar medo de tanta sujeira.
Vou explicar para vocês o que está acontecendo.
O prefeito pediu à câmara que tirasse do departamento de obras o valor de aproximadamente 300 mil reais para que fosse feita a conclusão da escola da Pedra Branca. Isso mesmo. Que fosse tirado do departamento de obras esse valor.
Foi neste momento que o vereador Pardal pediu um aparte e disse que se sente triste de ver como mentiras são passadas para as pessoas. Que as faixas que as pessoas carregavam não condiziam com a realidade. Afinal no ano passado os vereadores trabalharam até no dia 31 de Dezembro para votar projetos do executivo.
Que muito lhe estranhava a postura da secretária de educação que sempre teve as portas da câmara abertas.  Como podia ela agir daquela maneira. (a secretária de educação além de vaiar os vereadores ainda instigava o povo a fazê-lo)
O vereador disse ser uma covardia que por falta de planejamento do executivo eles queiram colocar a culpa nos vereadores.
“O prefeito não se preparou e agora quer nos imputar a culpa” disse o vereador muito irritado.
O vereador disse que a o projeto não pode atropelar os para medis legais só por falta de planejamento do executivo. Que ele vai ser votado sim, mas tudo dentro da lei e do regimento da câmara.
De volta a José Francisco ele foi enfático quando disse que a secretária de educação estava sendo grossa e que via nela uma vontade política e pessoal de que a culpa fosse colocada em cima da câmara.
“As pessoas não tem caráter. Inventam inverdades. Porque não nos chamou para participar da reunião.”
Bem galera é difícil falar neste assunto. Nós que estamos na câmara toda semana sabemos que não há de forma alguma vontade do legislativo de atrapalhar o executivo. Acho certo, embora até um pouco tardio, que o executivo seja fiscalizado. É estranho como o executivo tem reagido a esta fiscalização. Acho que a escola é muito necessária para nossa cidade, mas não somente ela.
Tirar dinheiro de tapar buracos nas ruas para tapar buracos na educação com o percentual que temos visto sendo aplicado em educação parece até brincadeira.
O último vereador a falar foi Tequinho que disse sempre ter elogiado o executivo, mas, porém na ultima reunião de prestação de contas ficou muito chateado com o prefeito e a forma desrespeitosa com que tratou todos os vereadores.
Disse que estava entrando com um requerimento para que a prestação de contas do carnaval e aniversario da cidade fossem esclarecidas. Que o objetivo dele era perguntar para o prefeito na reunião da prestação de contas, mas o mesmo se recusou a responder, pois só responderia o que era da prestação do ano passado.
Assim sendo Tequinho fez um requerimento para que todas as suas dúvidas que não puderam ser esclarecidas naquele dia sejam esclarecidas o mais rápido possível.
Tequinho disse ainda que tem tanto lugar precisando de iluminação e uma rua no bairro Cidade Jardim onde não tem uma única casa está com seis postes com luz.
O vereador concluiu dizendo que a Cemig é a pior energia do Brasil.
Mas nem assim os vereadores deixaram de dar a eles mais dinheiro com a taxa de iluminação publica.
Na ordem do dia Pardal disse que espera que todos tenham entendido o que realmente estava acontecendo e que espera que as pessoas não compactuem com as inverdades ditas por pessoas mal intencionadas.
E foi votado também plano de cargos e salários para os funcionários da câmara.
Bem galera por hoje é só e eu gostaria de convidar todos vocês para a comemoração do dia das mulheres que vai ser nesta quinta às 19h30min no Cine teatro Caeté onde eu receberei uma homenagem e a dedico a todos vocês que curtem minha coluna. Beijos e até...