A situação na Ucrânia e o conflito na Síria voltam a dominar hoje (10) a agenda dos ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia, que se reúnem em Bruxelas, na Bélgica.

A reunião, na qual Portugal estará representado pelo ministro Rui Machete, servirá também para os chefes de diplomacia de 28 países fazerem, em conjunto com a Alta Representante da UE para a Política Externa e de Segurança, Catherine Ashton, uma análise da situação nos países onde ocorreu a Primavera Árabe - Egito, Líbia e Tunísia - e dos preparativos para a missão militar da União na República Centro-Africana.

Em relação à Ucrânia, Ashton falará do resultado de sua visita a Kiev, na semana passada. Os países deverão reiterar o propósito de facilitar o diálogo entre as autoridades ucranianas e a oposição.

Quanto à Síria, o Conselho de Negócios Estrangeiros deverá fazer um balanço dos resultados da conferência de paz Genebra 2, entre Damasco e os grupos opositores sírios.

Os países discutirão também os preparativos para o envio de uma missão europeia para ajudar a estabilizar a República Centro-Africana. A medida foi decidida pela UE e aprovada pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.