Com o tema “Cada menina tem um jeito, mas todas precisam de proteção”, A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público-alvo, o que representa 5,2 milhões de meninas. Na perspectiva de orientar o público alvo sobre esta campanha, o projeto Papo Reto – A voz e a vez do jovem, com foco de trabalho em adolescentes da rede pública de ensino, vem sugerir a realização de entrevista com  a orientadora científica do projeto Dra. Marília Maakaroun, referência nacional em saúde de adolescentes, a fim de esclarecer dúvidas do público alvo, que tomará a primeira dose nas escolas, conforme prevê o Ministério da Saúde.

 

As estatísticas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que a cada dia o jovem tem iniciado a vida sexual precocemente. Tal atitude resulta no aumento da taxa de natalidade em crianças e adolescentes até 18 anos incompletos e aumento na contaminação por DSTs. De acordo com o Ministério da Saúde, 10 mil crianças e adolescentes estão em tratamento para AIDS. Com esclarecimento de dúvidas, podemos provocar a reflexão do jovem para preservação da saúde sexual e reprodutiva, contribuindo para a redução dessas estatísticas.

 

No primeiro ano serão compradas 15 milhões de doses com o custo de R$ 31,02 por dose e total de R$ 465 milhões. Segundo o Ministério da Saúde, é o menor preço do mercado internacional. Em cinco anos, a vacina passará a ser produzida pelo Brasil, por meio do Instituto Butantã.

 

O Papo Reto – A voz e a vez do jovem é um projeto independente, idealizado pelo especialista em Comunicação Pública e pós-graduando em Comunicação e Saúde Pública, Hugo Pirez. A proposta tem como objetivo promover o diálogo sobre saúde sexual e reprodutiva com o público adolescente no contexto familiar.

 

Lançado em novembro do ano passado, o Papo Reto teve adesão de 850 estudantes da rede pública de ensino de Belo Horizonte. Para mais informações acesse:WWW.facebook.com/paporetojuventude