A ação faz parte do Chamamento Público que selecionou 106 cidades prioritárias

O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, entrega, até 12 de junho, as últimas 15 viaturas do projeto de Fortalecimento das Defesas Civis Locais da Defesa Civil Nacional que atendem ao chamamento Público n° 01/2012. A entrega das caminhonetes 4X4 pertence ao Plano Plurianual 2012-2015.

No chamamento foram selecionados 106 municípios prioritários para o recebimento de equipamentos e materiais para o fortalecimento de órgãos locais de proteção e defesa civil, no âmbito do Programa de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres – 2040.

O diretor de Minimização de Desastres da Integração Nacional, Armin Braun, lembra que as defesas civis municipais menos favorecidas precisam ser reestruturadas, sobretudo pelo fato de concederem resposta imediata em situações de desastre. "Fortalecer a defesa civil por meio da compra desses equipamentos e condicionando com o isso o município a cumprir alguns requisitos, como ter plano de contingência, ter o Cartão de Pagamento de Defesa Civil, é uma ação integrada que ajudamos a prevenir desastres", explica.

Abaixo, os municípios que receberão os veículos: 

Paripueira (AL), Uarini (AM), Nova Viçosa (BA), Senhor do Bonfim (BA), Nova Venécia (Espírito Santo), Caraí (MG), Timóteo (MG), Baião (PA), Monte Alegre (PA), Prainha (PA), Rurópolis (PA), Santana do Araguaia (PA), Rio Branco do Sul (PR), Morretes (PR) e Rio Grande da Serra (SP).

Saiba mais:

O projeto de fortalecimento das Defesas Civis Locais foi concebido dentro do Plano Plurianual 2012 - 2015, com o objetivo de "induzir a atuação em rede dos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil em apoio às ações de Defesa Civil, em âmbito nacional e internacional, visando à prevenção de desastres".

As defesas civis municipais, em geral, não dispõem de estrutura mínima de pessoal e equipamentos capazes de atender às demandas da sociedade. Assim, considerando que um Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil atuante somente pode ser alcançado com a estruturação de seus órgãos, a Secretaria Nacional de Defesa Civil busca fomentar essa organização, disponibilizando recursos materiais.