Lideranças empresariais se reúnem no Conselho de Engenharia para apresentação de cartilha que descreve os dez principais setores da economia mineira

 cadeia produtiva

Com o intuito de detalhar as atividades dos principais setores econômicos de Minas Gerais e oferecer subsídios para debates acerca do desenvolvimento econômico do estado, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas) vai lançar, no dia 28 de junho de 2017, a Cartilha das Cadeias Produtivas do Estado de Minas Gerais, durante o Simpósio de Gestão de Ativos, realizado na sede do Crea-Minas.



A cartilha tem o objetivo de instruir profissionais da engenharia e das demais áreas tecnológicas sobre como funcionam as cadeias produtivas dos setores automotivo, da siderurgia, da mineração, da metalurgia, da construção civil leve e pesada, da indústria da transformação, das telecomunicações, do agronegócio e da prestação de serviços e de consultoria, que representam os dez principais segmentos do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais.

O projeto foi desenvolvido pelo Crea-Minas, por meio do trabalho do Colégio Estadual de Empresas (CEM-MG), em parceria com o Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH), que disponibilizou professores e especialistas, os quais desenvolveram as pesquisas, entrevistas e análises necessárias para a elaboração da cartilha.

Segundo o Gerente de Engenharia de Produto e Processo da Comau, empresa do grupo Fiat, que é o coordenador do CEM-MG, engenheiro mecânico Delmer Cesário, a cartilha é importante por apresentar e discutir a atuação de diversas empresas que movimentam a economia mineira. “De posse das informações contidas na cartilha, os atores envolvidos nesta área poderão analisar e discutir como são concebidos, processados e distribuídos os produtos oriundos dessa cadeia. Oportunidade única para um entendimento da importância do nosso estado enquanto produtor de bens e serviços”, comenta.

Para o presidente do Crea-Minas, engenheiro civil Jobson Andrade, a cartilha dará subsídios para a realização de debates acerca da economia mineira ao apontar caminhos e permitindo uma reflexão crítica sobre o futuro desses principais setores da economia mineira. “Essa é mais uma importante contribuição do Crea-Minas para a sociedade mineira, resgatando o papel social da engenharia e demais profissões tecnológicas, e ressaltando sua responsabilidade com o desenvolvimento econômico, social e acima de tudo tecnológico”, afirma Jobson Andrade.

Simpósio

A Cartilha será apresentada durante o Simpósio de Gestão de Ativos - A Conquista da Excelência Empresarial e Operacional, promovido pelo Crea-Minas e Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos (Abraman). Segundo Delmer, a escolha do tema se dá em função da relevância que a gestão de ativos vem tomando dentro das empresas que visam obter o máximo desempenho em suas atividades. Na oportunidade, lideranças do mundo empresarial estarão reunidas articulando discussão técnica sobre a temática do simpósio.

Serviços

Data: 28/06/2017

Horário:9h30