copa ingresso filas 4Faltando oito dias para a Copa do Mundo, mais 180 mil ingressos foram colocados à venda na madrugada de hoje (4) para todos os 64 jogos do Mundial de Futebol, que começa no próximo dia 12. No Rio, no ponto de venda na sede do Botafogo Futebol e Regatas, na Rua General Severiano, zona sul da capital, havia imensas filas, desde o fim da noite passada, com centenas de pessoas que tentavam adquirir ingressos para jogos em uma das 12 cidades-sede.

Apesar das filas, não havia desde cedo ingressos para as principais partidas, no Rio, em São Paulo e Brasília. Até o início da tarde, em seu site oficial, a Fifa ainda não emitiu comunicado, informando  se a totalidade dos ingressos colocados à venda já foram esgotados.

O governador Luiz Fernando Pezão disse que o Rio está totalmente preparado para receber os turistas e chefes de Estado durante a Copa. “O Rio está fazendo o dever de casa. É o maior destino turístico hoje no Brasil. Temos mais de 98% de ocupação hoteleira. O Centro Internacional de Mídia [no Riocentro] está aqui. Tenho certeza que vamos dar conta do recado”.

Os chilenos Matias Palacios e Cesar Morales, ambos de 26 anos, disseram que chegaram ao Rio no início do mês para conhecer o estado e tentar comprar ingressos para o jogo Chile x Espanha, que vai ocorrer no Estádio do Maracanã, no próximo dia 18.

“Não tenho mais nenhuma esperança de comprar [o ingresso]. Já disseram que não há mais para o Rio de Janeiro, São Paulo ou Brasília. Só queríamos ver Chile e Espanha aqui no Rio, mas não vai ser possível. Muitos brasileiros queriam comprar Chile e Espanha para vendê-los. Só tenho ingresso para Chile e Austrália, em Cuiabá”, disse Palacios.

De acordo com Morales, eles chegaram ao posto de venda de Botafogo às 6h desta quarta-feira. Segundo o chileno, ainda há esperança de conseguir comprar ingressos para o jogo entre o Chile e a Espanha por meio de revenda de outros torcedores.

“Eles avisaram que venderam todos os ingressos pela internet antes de abrir aqui. Eu tentei, mas a página não funcionava. Fiquei até as 4h da manhã tentando comprar, mas a página não atualizava. Agora só tem jogo pequeno, jogo que não tem muita concorrência. Não há os ingressos que a Fifa prometeu que daria para a gente”, completou Morales.

O casal Jonathan Maciel, de 24 anos, e Andréa Araújo, de 27 anos, chegaram a General Severiano no fim da manhã de ontem e apenas quatro pessoas estavam à sua frente na fila para comprar ingresso. No entanto, hoje de manhã, quando entraram para adquirir os bilhetes, não tinha mais nenhum jogo disponível no Maracanã ou nos estados próximos.

“Os jogos que têm são muito ruins. Quando me ofereceram Portugal e Gana [em Brasília], que me interessava, na hora de finalizar a compra apareceu indisponível. Parece piada, cara. É meio complicado, mas é o que eles tinham para oferecer. É o padrão Fifa, né? A forma que eles utilizaram para vender ingressos, principalmente da final, foi errada. Tinha de ter pelo menos um posto fixo, nem que fosse para vender mil ingressos”, disse Maciel.

O casal conseguiu comprar ingressos para quatro jogos no Rio – os três da primeira fase e o confronto das oitavas de final - na primeira vez em que a Fifa abriu a venda, em agosto do ano passado.

Em nota, a Fifa informou que, “após cerca de dez meses de venda, observou uma demanda muito pequena por assentos dedicados a pessoas com mobilidade reduzida”. Devido a isso, tornou uma parte desses ingressos disponível para todos os torcedores, mantendo alguns dos assentos preferenciais ainda reservados.

Segundo a nota, outros ingressos poderão ficar disponíveis por meio da plataforma de revenda oficial da Fifa, onde as pessoas que conseguiram comprar os bilhetes poderão revendê-los.