Documento elaborado pelo Crea-Minas em parceria com a Ouvidoria Geral do Estado lista necessidades da região, soluções e responsabilidades de cada esfera de governo. Entre as principais reivindicações estão questões ligadas ao eixo urbanicidade.

Após um minucioso trabalho de diagnóstico da Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas) entregou no dia 07 de abril ao governo estadual o Caderno Técnico Regional contendo as propostas com as soluções para as demandas identificadas na região. As necessidades foram levantadas durante o 11º e 12º Encontro Regional “Políticas Públicas e Corresponsabilidade Social”, promovido pelo Conselho em parceria com a Ouvidoria Geral do Estado (OGE), em novembro de 2013, na sede do Conselho em Belo Horizonte.

O Caderno e

specifica as atribuições e responsabilidades que competem a cada esfera de governo, o que será um importante instrumento da população para a cobrança da realização das propostas. As necessidades foram levantadas durante as reuniões realizadas nas cidades de Betim, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Belo Horizonte, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Sete Lagoas, Ouro Preto, Ouro Branco e Santa Luzia, todas que compõem a Regional Metropolitana.

As reuniões tiveram como objetivo a discussão entre os profissionais da área tecnológica, a análise da realidade local e a elaboração de um diagnóstico com base em cinco eixos temáticos propostos: alimentos, impactos das chuvas, meio ambiente, rodovias, e urbanicidade (desenvolvimento urbano).

“Através desta ação, o Crea-Minas abre espaço para que os profissionais da área tecnológica possam dar a sua contribuição para a reflexão e a busca de soluções para as principais demandas de cada região”, diz o presidente do Conselho, o engenheiro civil Jobson Andrade.

No encontro da Regional Metropolitana foram discutidas 197 propostas, entre elas transporte, habitação e infraestrutura urbana.  Outro destaque das reuniões foi a questão ligada a necessidade de elaboração e/ou atualização dos planos diretores municipais, assim como dos planos de saneamento/resíduos sólidos e mobilidade/acessibilidade.

O Caderno foi organizado pelo Fórum Técnico do Crea-Minas, que se responsabilizará também pelo monitoramento das propostas. O documento também será repassado aos profissionais registrados no Conselho, aos inspetores e coordenadores do órgão, que por sua vez repassarão às prefeituras locais.

 Ao todo foram realizados 12 Encontros nas RegionaisVale do Aço, Nordeste, Norte, Noroeste, Triângulo Mineiro, Rio Grande, Sudeste, Sul, Centro-Sul, Centro-Oeste, Belo Horizonte e Regional Metropolitana. Eles tiveram inicio em 2012 com a conclusão em novembro de 2013.