O 13º Congresso Estadual dos Jornalistas de Minas Gerais vai trazer dois renomados jornalistas brasileiros para proferir as palestras do evento. A palestra magna será do jornalista Luis Nassif, que vai tratar do tema central do encontro “O Jornalista, o Jornalismo e a Democracia”. O jornalista Mino Carta vai abordar o tema “O trabalho de resistência dos jornalistas na Ditadura Militar”.  O evento será em Belo Horizonte, no auditório do Una/Icbeu, de 8h as 18h, dia 15/3.

A cada dois anos o congresso é convocado para deliberar sobre as propostas a serem apresentadas e eleger os delegados ao 36º Congresso Nacional dos Jornalistas, a ser realizado em Maceió-Alagoas, de 2 a 6 de abril de 2014. A programação completa você acessa no hotsite do congresso estadual disponível em WWW.jornalistasdeminas.org.br

Inscrições

Os profissionais interessados em participar do encontro deverão fazer a inscrição no hotsite do Congresso Estadual, encontrado no site do sindicato(WWW.jornalsitasdeminas.org.br). Tanto na etapa estadual quanto nacional, os jornalistas estarão debatendo questões como as condições de trabalho e segurança dos jornalistas, a democratização da comunicação, a regulamentação da profissão, a aprovação da PEC 206, que prevê a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão, e o papel do jornalista na construção da democracia, da cidadania e do direito à informação.

Jornalismo audiovisual

Como atividade paralela ao Congresso haverá o Workshop "Jornalismo Audiovisual - WEB e TV - Gravando vídeos com Smartphones e Câmeras Digitais", ministrado pelo repórter cinematrográfico e diretor da RESULTA! Conteúdo Audiovisual, Luís Miguel.  As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. Para participar do workshop é obrigatória a inscrição no Congresso Estadual.  Inscrições são feitas no hotsite do Congresso Estadual, disponível em WWW.jornalistasdeminas.org.br

Parceiros

O 13º Congresso Estadual dos Jornalistas é realizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, com patrocínio da CBMM, parceria da Prefeitura de Belo Horizonte e apoio da Unimed-BH, Centro Universitário UNA, Restaurante Assacabrasa e Pizza Sur Liberdade.