Reportagem publicada no portal do Hoje em Dia nesta segunda-feira destaca a importância da fruta, que ganha cada vez mais consumidores pelo país

Para superar a seca e a falta de trabalho, comunidades rurais do Norte de Minas apostam no pequi, um fruto do cerrado, que ganha cada vez mais consumidores pelo país. Reportagem publicada no portal do jornal Hoje em Dia nesta segunda-feira (3) destaca que a fruta retirada do quintal gera renda e auxilia na preservação do meio ambiente.

A matéria traz informações sobre a produção na comunidade rural Sambaíba, no município de Januária, onde os produtores aliam o extrativismo à consciência ambiental. Proteger córregos e rios e preservar as árvores frutíferas do cerrado são algumas das medidas adotadas pelas 300 famílias que participam do projeto de divulgação do pequi no Estado.

Novas iguarias criadas com a fruta também são destacadas na matéria, que aponta farinha, conservas, licores, óleo e até sabão como alguns dos itens vendidos pelos cooperados. A fruta também permite a invenção de novas receitas, como tortas, doces e bolos produzidos com pequi.