A edição 2014 do Minas Olímpica Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) se aproxima e, com ela, chegam algumas novidades. A partir deste ano, o ciclismo, badminton, luta olímpica e vôlei de praia são as quatro novas modalidades esportivas inseridas no programa da competição.

A luta olímpica é o esporte mais antigo de que se tem conhecimento. É considerada um esporte de combate com golpes de grande plasticidade, uso de muita força e técnicas velozes. O ciclismo e o badminton, que no ano passado foram modalidades de apresentação, neste ano passam oficialmente a fazer parte do cronograma do Jemg, valendo classificação para os Jogos Escolares da Juventude.

O ciclismo é disputado como uma corrida de bicicletas, cujo objetivo do aluno-atleta é chegar primeiro a determinada meta ou cumprir determinado percurso no menor tempo possível.  O badminton, por sua vez, é uma modalidade semelhante ao tênis, que será praticado em duplas usando raquete e peteca próprias.

A outra novidade do Jemg 2014 é o vôlei de praia, que entra como modalidade apresentação. Também conhecido como voleibol de areia, ele é praticado em uma quadra de areia dividida em duas metades por uma rede. Assim como no voleibol, o objetivo do jogo é jogar a bola por cima da rede e fazê-la cair na quadra do adversário, bem como evitar que o adversário consiga fazer o mesmo.

Inscrições

Os municípios interessados em participar dos Jogos Escolares de Minas Gerais podem se inscrever a partir desta segunda-feira (3). As inscrições, que vão até 28 de fevereiro, devem ser feitas pelo site jogosescolares.esportes.mg.gov.br. Em 2013, 742 cidades se inscreveram, recorde de participação no Jemg. Já no caso dos alunos-atletas, podem participar os matriculados em escolas das redes pública e privada de ensino, nascidos nos anos de 1997, 1998 e 1999 (módulo II) e 2000, 2001 e 2002 (módulo I).

Jogos Escolares 2014

O Minas Olímpica Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) é o maior e o mais importante programa esportivo-social do Estado. Participam do Jemg alunos-atletas do ensino fundamental e médio das escolas públicas e privadas de Minas Gerais.  As modalidades que serão disputadas no Jemg/2014 são atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, handebol, judô, luta olímpica, natação, peteca, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia (modalidade apresentação) e xadrez, nos naipes masculino e feminino.

Nos campeonatos paralímpicos, participam os alunos de 12 a 20 anos, nas modalidades de atletismo PCD, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô PCD, natação PCD, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. O Minas Olímpica Jogos Escolares de Minas Gerais indica os representantes do Estado para os Jogos Escolares da Juventude e para as Paralimpíadas Escolares, torneios de âmbito nacional.