Nesta segunda-feira, 3.670 escolas da rede retomaram as atividades; unidades prepararam novidades para receber os estudantes]

Nesta segunda-feira (3), os 2,2 milhões de alunos da rede estadual voltaram às salas de aula. Em todo o Estado, estudantes deixaram para trás os dias de férias e retomaram suas atenções para livros didáticos e cadernos nas 3.670 escolas da rede.


Algumas escolas prepararam novidades para recebê-los. A Escola Estadual Professor Francisco Brant, de Belo Horizonte, por exemplo, tem uma nova área de convivência para seus alunos. Construída em janeiro, a arena pedagógica foi feita para ser um espaço para os professores lecionarem seus conteúdos fora da sala de aula.

“Trata-se de uma iniciativa pedagógica da nossa escola tendo em vista o Reinventando o Ensino Médio, que chega à nossa escola e vai começar bem com esse novo espaço que estamos oferecendo aos nossos alunos”, afirma a diretora da instituição, Arlene Borges da Cunha. A obra da escola, feita com recursos do Ministério da Educação (MEC), através do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), e do fundo de manutenção da escola, da Secretaria de Estado de Educação (SEE), tem investimentos que somam aproximadamente R$ 15 mil, que incluem também a revitalização de outra área de lazer dos alunos e da entrada da escola.

Arlene está empolgada com o Reinventando. "O grande foco é o Reinventando, com o sexto horário para os alunos e a proposta de um ensino médio revitalizado", diz. Além do seminário de percurso organizado por todas as escolas da rede, a escola vai ainda fazer oficinas com seus alunos para apresentar as três áreas de empregabilidade escolhidas inicialmente: Comunicação Aplicada, Meio Ambiente e Recursos Naturais e Empreendedorismo e Gestão.

Dos 1.080 alunos da escola, cerca de 320 entram em 2014 inseridos nessa nova proposta de ensino médio. Patricia de Fátima Favato de Abreu é um deles. "Vai ser bem melhor com o Reinventando, para nos preparar para lá fora, para quando sairmos da escola", afirma a estudante, oriunda da rede municipal que encontrou a novidade na nova escola.

Já Bárbara Lisboa termina o ensino médio esse ano. A aluna do 3º ano tem planos para 2014. “Vou fazer medicina em uma universidade federal. Vou fazer de tudo para poder conseguir, é meu sonho. Tenho certeza que vou passar esse ano”, afirma a jovem, que está na Escola Estadual Professor Francisco Brant desde o 6º ano do ensino fundamental.

Primeiro dia de escola

Enquanto Bárbara e outros alunos do 3º ano do ensino médio se preparam para deixar a escola para trás e começar um novo ciclo, alunos do 1º ano do ensino fundamental estão apenas começando sua história escolar, muitos deles acompanhados pelos pais nesse primeiro dia.

Rudá Penha Fernandes é um desses estudantes. Aluno da Escola Estadual Padre Eustáquio, em Belo Horizonte, Rudá tem hoje seu primeiro dia de aula na escola. “O 1º ano vai ser bom. Vai ser diferente”. A avó, Rita de Cássia Nascimento, acompanhou o menino de seis anos no seu primeiro dia. “Estamos apreensivos, mas sabemos que essa é uma boa escola, a diretora é maravilhosa e todo mundo lá em casa estudou aqui. Então fico mais tranqüila e a gente procura passar essa energia positiva para ele”.

A mãe de Júlia Vitória Silva da Cruz, Alexandra Conceição Silva da Cruz, levou a filha para a mesma escola por um razão diferente. Pensando no futuro da filha, Alexandra trocou a escola particular, onde Júlia fez a pré-escola, por uma da rede estadual. “Além de morar perto da escola, acho que para entrar em uma universidade ela vai ter mais oportunidades se vier de uma escola pública”. Mas, enquanto Júlia está tranqüila com a troca de escola, a mãe fica um pouco nervosa com a entrada da filha no ensino fundamental e as mudanças que vêm em sua nova fase. “É uma mudança, é totalmente diferente. Agora ela está em uma escola com mais alunos, tem dever de casa. Agora tem que pensar em coisas mais sérias”, ressalta.

Daniel Pires também levou o filho para seu primeiro dia, mas está bem mais tranqüilo que Alexandra. E ele tem motivos de sobra para isso: Daniel estudou na mesma escola onde seu filho, Diego dos Santos Pires, estuda a partir de hoje. “A gente tem a confiança, fica seguro de trazer, porque já passei aqui e sei o que ele vai passar”, afirma Daniel.

Pelo que a diretora, Maria Leonor Cardoso Ferreira, e sua equipe planejam para 2014, os pais podem contar com a escola. Segundo ela, o Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), da Secretaria de Estado de Educação, continuará com um trabalho mais intenso. “A ideia esse ano é que todos os profissionais em fora de sala vamos fazer um sistema de apadrinhamento dos alunos. Então cada funcionário vai ficar responsável por um quantitativo de alunos e com o desafio de desenvolver e acabar com a defasagem desses estudantes”.  A Escola Estadual Padre Eustáquio começou o ano letivo com 975 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Interior de Minas

Na Escola Estadual Afonso Arinos, no Noroeste do Estado, a volta às aulas contou com uma programação especial. Além de uma gincana, atividades com música e contação de histórias, marcaram as primeiras atividades de 2014 com os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental.  “Hoje é dia de receber os alunos, por isso tem que ser com mais alegria, mais energia”, explica a professora do quinto ano, Denilva Souza Dias.

A educadora ainda explicou que as primeiras ações do planejamento pedagógico estão definidas. “Vamos começar o ano com uma revisão dos conteúdos estudados no ano passado. Ainda estre mês faremos uma avaliação diagnóstica de Português e Matemática. Na quarta-feira, nós faremos o planejamento no módulo II para traçar o roteiro de estudos para o semestre com base na matriz curricular”, detalha Denilva.  

Com o objetivo de aproveitar o tempo do calendário escolar, o passeio pelos diversos temas da História já começam esta semana com os alunos da Escola Estadual Henrique Diniz, em Barbacena, na Zona da Mata. A escola atende cerca de 740 alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio. Nas aulas com o 3º ano do ensino médio, um dos primeiro temas a serem abordados é o período republicano no Brasil. Para o último ano da educação básica ainda estão previstos simulados e outras atividades com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

De acordo com o professor de História, Felipe Souza Soares, o primeiro dia de aula também é uma oportunidade para alunos e professores firmarem algumas regras de convivência. Tudo para que o ano letivo ocorra sem problemas.  “Eu sempre planejo conversar com os alunos para ‘sentir’ como é a turma. Nós também estabelecemos algumas regras de convivência e as formas de avaliação”, adianta o professor.