serra-piedadeAté abril de 2014 serão instalados 1.771 totens de sinalização que vão indicar não apenas os caminhos, mas também a infraestrutura existente no trajeto, tais como hotéis, pousadas e restaurantes

O caminho Religioso da Estrada Real (CRER) vai ganhar novas placas de sinalizações a partir desta terça-feira. Inspirado no consagrado Caminho de Santiago de Compostela, o CRER foi elaborado a partir de um levantamento da intensidade do turismo religioso no país e nos atrativos de Minas Gerais. O percusso passa por Sabará, Caeté, Barão de Cocais, Santa Bárbara, Catas Altas, Mariana, Ouro Preto, Itabirito, Rio Acima, Nova Lima e Raposos

 

A primeira placa foi instalada no Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, na Grande BH, onde se encerra o trajeto, em 12 de dezembro. Nesta terça-feira, a sinalização será colocada em Sabará e, durante a semana, em outros municípios. Até abril de 2014 serão instalados 1.771 totens de sinalização que vão indicar não apenas os caminhos, mas também a infraestrutura existente no trajeto, tais como hotéis, pousadas e restaurantes.

O Caminho Religioso da Estrada Real abrange 86 municípios, sendo 37 localidades na Rota Principal e 49 localidades na área de influência do projeto, com 1.033 quilômetros.

Os turistas poderão percorrer o caminho a pé, de bicicleta ou a cavalo. Para proporcionar maior segurança e conforto aos peregrinos, o caminho contará com pontos de apoio para descanso durante o trajeto. Além disso, serão disponibilizados mapas e guias. Os romeiros poderão retirar passaportes de realização do percurso para preencher com carimbos conseguidos ao longo do trajeto a fim de gerarem um certificado de conclusão da Rota Religiosa. Os passaportes estarão disponíveis nas paróquias dos municípios que fazem parte do CRER.