8544 coletiva latrocinio caete 9

Como desdobramento de uma investigação de latrocínio, ocorrido na zona rural de Caeté, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu preventivamente Júlio César Ferreira Martins, 18 anos, e Warlei Castro Ramos, 21, o “Lin”. Também foi apreendido um adolescente de 17 anos. Os mandados foram cumpridos na última quinta-feira (27).  Eles são suspeitos de roubo a um sítio e, ainda, de matar o caseiro Edson de Melo Costa, 56 anos. O crime ocorreu em março deste ano, na Estrada Morro Vermelho, bairro Pataquinhas, no município da região metropolitana de Belo Horizonte.

8544 coletiva latrocinio caete 28

O corpo de Edinho, como era mais conhecido, foi encontrado em 21 de março, por um funcionário de outro imóvel próximo. As apurações apontam que, no dia dos fatos, o trio foi até a propriedade em que a vítima trabalhava com o objetivo de subtrair duas armas de fogo. Do local, ainda levaram uma moto e dois aparelhos celulares. “No momento em que avistaram Edinho, os investigados o amarram e depois, conforme a perícia, desferiram mais de quarenta golpes de faca contra ele, só cessando quando a lâmina da faca quebrou e ficou encravada nas costas da vítima. Mataram por matar”, conta o delegado responsável pelo inquérito, Guilherme Catão.

delegado catao coletivaFoto: Delegado Guilherme Catão em entrevista as emissoras de TV e Rádios

De acordo com o delegado, apesar da complexidade da investigação, por ser uma região de sítios e sem câmeras no imóvel alvo da ação criminosa, foi possível chegar aos suspeitos. “Eles são acusados de cometer diversos delitos juntos,  e acabaram deixando rastros”, assinala. Ele acrescenta que o trio é apontado por participação em uma tentativa de homicídio, no distrito de Morro Vermelho, cerca de um mês após o latrocínio. “A partir desse fato, foi possível elucidar a morte de Edinho. O adolescente  confessa, mas Júlio César e Warlei negam envolvimento”, diz Catão.

Indiciamento


O inquérito policial que apurou o latrocínio foi concluído no início de julho e remetido à Justiça, com representação pela prisão preventiva para os maiores e de internação do adolescente. Além de responder pelo crime de latrocínio, cuja pena é de 20 a 30 anos de reclusão, Júlio César e Warlei foram indiciados por corrupção de menor, que prevê até quatro anos de prisão.

Julio César foi localizado em um imóvel no município de Nova União, a cerca de 40 quilômetros de Caeté, onde o adolescente foi apreendido.  Já Warley se encontrava preso em flagrante de tráfico de drogas, há cerca de 40 dias, e teve sua prisão preventiva pelo latrocínio cumprida também. Os dois jovens estão no sistema prisional. Já o menor ficará acautelado provisoriamente em uma unidade socioeducativa por 45 dias. Os três investigados estão à disposição da Justiça.