thalesA Câmara de Caeté aprovou por unanimidade Projetos de Lei de autoria do Vereador Markorélio Rocha (PMDB) que garante a acessibilidade e conforto aos portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida.

Através de dois projetos Markorélio propõe que seja reservado um espaço para idosos e cadeirantes, ambos com acompanhantes, em eventos de grande porte, como shows e espetáculos culturais, facilitando assim a visibilidade, o acesso e o conforto dos portadores de necessidades especiais. Ainda foi proposto que se torne obrigatória a instalação de banheiros químicos adaptados a cadeirantes.

O projeto, que caminha em sintonia com a Lei Federal nº 10.098, de dezembro de 2000, traz para a realidade do município essa importante discussão. Segundo Markorélio, os projetos garantem conforto, segurança e principalmente a inserção dos portadores de deficiências em eventos de grande porte.

Além da aprovação do plenário, o projeto conta também com o apoio dos caeteenses que possuem deficiência física ou mobilidade reduzida. Segundo Francisco Ferreira “o projeto é um grande avanço, pois sem o banheiro químico para cadeirantes ficamos privados nos eventos. Este avanço irá fazer com que aproveitemos mais os eventos”. Já Thales Henrique, defende que “tem que ter um espaço reservado sim, pois ficamos sentados na cadeira de rodas, o que nos impossibilita ter uma visibilidade do show”.