ato-festivo-pt-caeteAconteceu no dia 15 de fevereiro o ato festivo em comemoração a posse da nova presidenta do Partido dos Trabalhadores de Caeté, Maria Agostinha Vieira, o Aniversário de 300 de Caeté e 34 anos do PT.

A festa que contou com a presença do Deputado Federal, Gabriel Guimarães dos Deputados estaduais Chico Simões  Durval Ângelo e Paulo Lamark, da política local estiveram presentes, o prefeito, Zezé Oliveira, o presidente da Câmara, Nilo Teixeira os secretários Anderson Divino, Andre Almeida e Geraldo Coelho dos artistas Mariana Moreira (pintora), Izabel Rezende (Artista plástica ), Ray Sales (caricaturista ), Mario Steling(musico), Mauro Brandão(musico/escritor) e Claudio Fonseca(cantor) trouxe um brilho ainda maior aos homenageados da noite os ex-vereadores José Américo, Geraldo Ludovico e João Geraldo dos Santos (Taquinho).

1623677_666474816724385_231725315_n 1656188_666474846724382_672302372_n

Caricaturas dos Homenageados, o ex-vereador Geraldo Ludovico e João Geraldo dos Santos (Taquinho)

Confira  abaixo a entrevista realizada pelo portal VcNaNeT com a nova presidenta do PT - Caeté, Maria Agostinha (Gota).

VcNaNeT: Qual seu sentimento de voltar à presidência do PT em Caeté pela terceira vez.

Gota: De muita alegria, pois sou militante ferrenha do partido e vejo neste mandato uma oportunidade  de unir o PT no município e colaborar para a reeleição da presidenta Dilma e  eleger o companheiro Pimentel governador do Estado de Minas Gerais.

VcNaNeT: Você falou em união do partido,  existe hoje uma desunião do PT na cidade?

Gota: hoje existe dois grupos, pois o PT defende a pluralidade de idéias e os petistas que não estão no governo estão descontentes com a falta de bandeiras históricas do partido em um mandato que tem a sigla com base de governo.

VcNaNeT: quais são estas bandeiras?

Gota: São várias, mas temos que destacar o orçamento participativo, as políticas de inclusão social, participação popular nas decisões do governo, seja através de audiências públicas ou de reuniões com o terceiro setor entre outras.

VcNaNeT: Os nomes para o Governo Federal e Estadual já parecem estar definidos e devem ser referendados por todos petistas caeteenses, contudo temos alguns petistas no governo, que ao que tudo indica não acompanhara o PT na candidatura do governo do estado. Qual será a posição do partido caso os petistas da base não apõem o nome de Pimentel para o estado?

Gota: Acredito que algumas pessoas que hoje estão no governo e não são filiadas, mas sim simpatizantes do PT poderão assumir uma postura diferente da tomada pelo partido, porém os filiados acredito que não tomaram esta posição em especial por nunca estarmos tão perto do governo de Minas, além de uma presidenta muito bem avaliada. Para mim o sentimento ideológico falará mais alto.

VcNaNeT: Já nas candidaturas para o legislativo e o senado terá unidade no partido dos trabalhadores em Caeté?

Gota: Acredito que não, porque o PT defende a pluralidade de idéias e o voto de classe. Assim tendo diversas frentes de trabalho, teremos diversos candidatos com apoio petista. E ainda não acredito que teremos filiados apoiando outras legendas devido a estamos com um quadro de candidatos muito bom para todos os cargos.

VcNaNeT: Porque você escolheu realizar o ato festivo junto às comemorações dos 300 anos de Caeté?

Gota: Aproveitei a oportunidade para homenagear os petistas que fizeram parte da história de Caeté, momento este que contamos também com os artistas filiados e simpatizantes do PT. E por estar comemorando também nesta semana (10 fevereiro) os 34 anos de fundação do PT e o fim do mandato anterior pela justiça eleitoral que venceu no dia 14 de fevereiro de 2014.

VcNaNeT: Quais são os planos para o futuro da sigla em Caeté?

Gota: Vamos trabalhar para o crescimento da legenda na cidade, onde tivemos durante dois mandatos sem termos representantes no setor público, fato que mudou neste mandato com a eleição do companheiro, Nilo Teixeira, que hoje ocupa a presidência da Câmara e ainda contamos com alguns nomes que ocupam cargos de confiança no executivo local.

Assim a partir de agora vamos dar novamente ao PT local a cara do PT, trabalhando a sigla através de apoio aos movimentos sócias, discussão com os militantes, restauração das bandeiras ideológicas e programas sociais do Governo Federal.

VcNaNeT: Em 2016 o partido tem planos para o executivo?

Gota: Sim, vamos trabalhar para construir uma forte base aliada que viabilize uma candidatura própria, contudo no processo político a articulação é que define e consolida as decisões e projetos do partido.

VcNaNeT: Já teria algum nome que possa ser o escolhido do partido ou que tenha a vontade de ser o candidato do PT ao executivo municipal?

Gota: Ainda está um pouco cedo para falar em nomes e esta conversa ainda não entrou em pautas nas reuniões do PT, contudo temos atualmente no partido diversos nomes que poderão ser trabalhados para a candidatura. (VcNaNeT: de exemplos?) temos hoje os companheiros, Alfenir Furtado, Nilo Teixeira, Eucides Moreira,  Karina Severino, Ricardo Teixeira entre outros, sem contar que diversas lideranças tem se aproximado do partido e delas poderá sair uma composição que destaque o PT de Caeté.


Finalizamos a entrevista desejando a Maria Agostinha um bom trabalho a frente do partido dos trabalhadores e que consiga elevar a discussão política contribuindo com a consolidação da democracia e o desenvolvimento de nosso município.