vereador-diemerson-portoA primeira sessão ordinária da Câmara Municipal em 2014 contou com participação efetiva dos Vereadores, que através de indicações, requerimentos e fazendo o uso da tribuna abordaram importantes temas para o município.

O primeiro Vereador a se pronunciar na tribuna foi o Vice-presidente João Carlos Costa (PSB) que abordou o acidente ocorrido recentemente na Avenida Mundéus. João relatou que a causa dos acidentes, na grande maioria, é a imprudência dos motoristas e ressaltou o empenho da atual gestão em melhorar as condições da Avenida e da MG 435. “Não podemos aceitar que joguem a culpa deste acidente em mim, pela retirada do projeto que proibia a circulação de caminhões pesados no município”, alertou o Vice-presidente.

 

Com o intuito de levar as sessões do Legislativo aos bairros e distritos, em uma forma de ampliar a participação popular, o Vereador Diêmerson Porto (PSB) apresentou o projeto “Câmara Itinerante”. Segundo o Vereador, “fomos até a população para pedir o voto e agora, temos a obrigação de retornar dando uma satisfação do nosso trabalho”. Diêmerson apresentou também os resultados do projeto “O Trabalho Não Pode Parar”, que tem prestado relevante serviço, com atendimento gratuito de fisioterapia, ginástica laboral, cursos de informática, cabelereiro e manicure, com transporte gratuito aos usuários da fisioterapia. O projeto é uma parceria do Vereador Diemerson Porto com o Deputado Estadual Pinduca (PP).

 

O último inscrito foi o Vereador Guilherme Rosa (PSD) que alertou para o mau cheiro que será causado pela Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, construída no bairro José Brandão e que terá o mau cheiro exalado por um raio de 3 km, caso não seja desenvolvido um projeto de desodorização. Mesma situação vivida próximo a Rua Raimundo Teles de Melo e Avenida João Pinheiro, no Centro, que segundo Guilherme é causada por um interceptor danificado, mas que está sendo substituído, colocando fim ao mau cheiro no local.

 

O Vereador ainda comentou sobre as pinturas que tem sido feitas pela cidade, frisando não ser contra, visto que melhoram o aspecto visual, mas questiona o uso de cores não oficiais e a pintura de bens tombados sem consulta prévia ao Conselho do Patrimônio. De forma descontraída e se referindo às indicações e requerimentos enviados ao Executivo em 2013 e que não foram atendidos, Guilherme sugeriu alterar seu sobrenome de “Rosa” para “Amarelo e Laranja”.

 

Em aparte o Vereador Dalton Pessoa (PROS) endossou a preocupação do Vereador Guilherme Rosa sobre o mau cheiro da ETE e alertou a urgência de se desenvolver um projeto de desodorização. Dalton ainda elogiou as pinturas que tem sido feitas melhorando o aspecto visual do município.

 

Fazendo uso da palavra ao Presidente Nilo Teixeira (PT) confirmou que já no segundo semestre de 2014 terá início o transporte universitário gratuito, com o início do cadastramento previsto para os próximos meses. O Presidente ainda convidou os vereadores a visitarem o terreno frente ao Polivalente, onde será, no futuro, erguido o Centro Administrativo da Câmara.

 

 

Indicações:

 

Tratando das sepulturas vendidas em duplicidade, o Vereador Presidente Nilo Teixeira (PT) indicou ao Executivo que seja feita doação de novas sepulturas às famílias lesadas no caso. Já Diêmerson Porto indicou instalação de ondulação transversal na Rua Cel. Júlio Mota, próximo ao nº 94, no Bonsucesso; serviço de capina, limpeza, retirada de entulho e operação tapa-buracos em todas as ruas do bairro Vista Serra e realização de Audiência Pública para discussão das responsabilidades nos Condomínios Ipê e Hibisco.

 

Guilherme Rosa indicou ao Executivo a instalação de um bueiro na Rua Raimundo Teles de Melo, próximo ao número 779, no Centro; serviço de limpeza e capina nas Ruas Luiz Guimarães, Celso de Aguiar, Mascarenhas de Moraes e Adelino José dos Santos; instalação de placa proibitiva de estacionamento em uma das laterais da Rua Professor Jenner Procópio de Alvarenga e instalação de ondulação transversal na Rua Leonardo Nardez.

 

O Vereador Dalton Pessoa indicou a instalação de um braço de luminária completo em poste existente na Rua Tiradentes, nº 237, no bairro Pedra Branca; operação tapa-buracos na Rua Ives Mathieu, bairro Bonsucesso.

 

Requerimentos

 

Através de requerimentos o Vereador Tequinho (PROS), solicitou informações à Empresa Mineração Serra do Oeste – MSOL, sobre a circulação de caminhões em Caeté. Tequinho solicitou ainda informações sobre as licenças ambientais e demais obrigatórias, procedimento de recuperação a ser adotado na área e número de funcionários, para as empresas AVG e Crusader do Brasil.

 

Dalton Pessoa requereu o desarquivamento do Projeto de Resolução que concede Diploma de Honra ao Mérito ao Sr. Antonio Viana de Souza.