22la02miyexnqcbi61bi6ceirAlguém que mesmo com as janelas quebradas continua em pé. Foi como Demi Lovato se definiu quando retornou aos holofotes no primeiro semestre de 2011, após cancelar uma turnê com os Jonas Brothers – com shows marcados no Brasil - e se internar em uma clínica de reabilitação. O que motivou a internação foram os transtornos alimentares e a frequente automutilação. Após lidar com os fantasmas que carregou ao longo da adolescência e expor o assunto ao público em um documentário, Demi retorna ao Brasil esta semana para shows mais maduros e com repertório sobre autoestima e superação.

22la02miyexnqcbi61bi6ceirAlguém que mesmo com as janelas quebradas continua em pé. Foi como Demi Lovato se definiu quando retornou aos holofotes no primeiro semestre de 2011, após cancelar uma turnê com os Jonas Brothers – com shows marcados no Brasil - e se internar em uma clínica de reabilitação. O que motivou a internação foram os transtornos alimentares e a frequente automutilação. Após lidar com os fantasmas que carregou ao longo da adolescência e expor o assunto ao público em um documentário, Demi retorna ao Brasil esta semana para shows mais maduros e com repertório sobre autoestima e superação.Demetria Devonne Lovato começou cedo no show biz. Aos nove anos apresentava o programa “Barney e Seus Amigos”, com a também atriz e cantora Selena Gomez. Depois de algumas participações em séries, estreou na Disney em “Quando Toca o Sino”. Em 2008, aos 16 anos, regravou a música “That’s How You Know” para a trilha sonora do filme “Encantada”, da Disney, e protagonizou o primeiro “Camp Rock”.

 

Demi virou, então, sucesso adolescente. A música “This Is Me” chegou às paradas e o filme estrelado por ela e pelos Jonas Brothers ficou em segundo lugar no recorde de audiência do Disney Channel, perdendo apenas para “High School Musical 2”. A nova estrela saiu em turnês solo e com o grupo de irmãos e protagonizou o filme 3D que o trio lançou.

Depois de um álbum solo, Demi Lovato ganhou a própria série no canal Disney. “Sunny Entre Estrelas” contava a história dos bastidores de um programa humorístico e da vida de Sunny Mitchell, uma garota do interior que se muda para Hollywood.

Com novo CD, mais um filme no currículo (“Programa de Proteção para Princesas”) e uma nova turnê, o sucesso de Demi Lovato cresceu na mesma proporção que a lista de compromissos que a cantora tinha na agenda. Em uma das inúmeras entrevistas que concedeu, à apresentadora Ellen DeGeneres, Demi contou que sofreu bullying na escola e a situação se tornou tão incômoda que pediu à mãe para que estudasse em casa. “Foi por volta da sétima série. Eu nunca entendi por que, se era por eu ter uma vida diferente dos outros, ou pela cor do meu cabelo”, comentou.

Ativismo

A partir de então, Demi passou a usar a própria fama para divulgar uma campanha contra o bullying. As iniciativas “Teens Against Bullying” e “Stomp Out Bullying” levaram a cantora a escolas americanas, ao canal de notícias CNN e ao reality show “America’s Next Top Model” para falar sobre o assunto.

Depois de se apresentar e ganhar Disco de Ouro no Brasil, Demi gravou com os Jonas Brothers o filme “Camp Rock 2” e entrou em turnê. Uma segunda passagem pelo Brasil, dessa vez com as faixas do filme no repertório, já estava agendada para 2010, mas a viagem foi cancelada. Durante a turnê, Demi agrediu uma dançarina e decidiu que era hora de dar um tempo na carreira e nas pressões da fama para cuidar de si. Em novembro de 2010, Demi Lovato se internou em uma clínica de reabilitação.

Fase sombria

“Eu estava deixando de comer, vomitando e me mutilando”, disse em entrevista posterior à internação, concedida à MTV. “Foi muito difícil me dispor a parar”, revelou. Para a sorte de Demi, os pais perceberam o problema e decidiram interferir. “Meus pais sentaram comigo e disseram ‘há um avião esperando por você, e você vai pegá-lo’, e eu só pensei que não havia outro lugar a ir e nada mais que eu pudesse fazer. Eu perdi tudo e precisava trabalhar para recuperar”, contou.

Dois meses depois da internação, a atriz voltou para Los Angeles e gravou um vídeo para os fãs, em casa, dizendo estar bem apesar de ter passado por uma "fase sombria", como definiu. Tatuou nos pulsos, onde se concentravam as cicatrizes de cortes, a frase “Stay Strong” (“mantenha-se forte”), e retomou a carreira, mas sem retornar às gravações da série da Disney.

Fase pós-Disney

Após se desvincular da emissora, Demi chegou a criticá-la pelo Twitter. “Acho engraçado como uma empresa pode perder uma de suas atrizes pelas pressões de um distúrbio alimentar e ainda assim fazer uma piada sobre o assunto”, comentou, enquanto assistia à série “No Ritmo”.

Em julho de 2011, lançou no iTunes o single “Skyscraper”, que fala sobre resistir às adversidades e se manter firme. O CD “Unbroken”, lançado em setembro do mesmo ano, contém 16 faixas cheias de referências a autoestima e superação.

No início de 2012, Demi lançou junto à MTV o documentário “Stay Strong – Como as coisas saíram do controle”, em que falou abertamente sobre os problemas que a levaram à internação. “Eu entrei em turnê com os Jonas Brothers, e era tour, programa de televisão, filme, CD, e tudo novamente. Eu amava. Mas foi aí que eu fiquei meio louca e, possivelmente, fora do controle. Eu estava exausta. Tinha tantos problemas que eu precisava resolver e ficava apenas colocando Band-aids”, revelou no documentário.

Hoje, Demi Lovato coleciona prêmios, como People’s Choice Awards, Teen Choice e VH1 “Do Something”Awards, e se policia para não voltar a se sentir como antes da rehab. “Eu fico insegura várias vezes, especialmente antes de tapetes vermelhos e coisas do tipo, mas eu tenho de me lembrar que minha saúde vem em primeiro lugar e desde que eu esteja saudável e feliz, nada mais importa, seja a opinião dos outros ou minhas próprias falhas”, disse à MTV.

Pelas dificuldades por que passou, Demi usa a própria história para inspirar outras garotas. “Sei que alguma garota lá fora precisava ouvir essa história”, disse, ao lançar o documentário.

E milhares de brasileiras vão poder ouvir esta semana, quando Demi  se apresenta no Rio de Janeiro no dia 19, em São Paulo no dia 20 e em Belo Horizonte em 22 de abril.