campanha-da-fraternidade-2012-715x1024Como está a saúde em nosso país? O que podemos fazer para melhorá-la? A CF 2012 vem tocar no maior problema da população brasileira nesse século. Vivemos um país com cerca de 190 milhões de pessoas e que tem ‘no papel’, o melhor sistema de saúde pública do mundo. Mas, e na prática? Vivenciamos a cada dia um novo fato que agride a dignidade da pessoa humana, quando ela necessita desse sistema que se tornou, de certa maneira, imoral e vergonhoso.

campanha-da-fraternidade-2012-715x1024FRATERNIDADE E SAÚDE PÚBLICA - ‘Que a saúde se difunda sobre a Terra!’ (Eclo 38,8)

 

Como está a saúde em nosso país? O que podemos fazer para melhorá-la? A CF 2012 vem tocar no maior problema da população brasileira nesse século. Vivemos um país com cerca de 190 milhões de pessoas e que tem ‘no papel’, o melhor sistema de saúde pública do mundo. Mas, e na prática? Vivenciamos a cada dia um novo fato que agride a dignidade da pessoa humana, quando ela necessita desse sistema que se tornou, de certa maneira, imoral e vergonhoso.

Recordo-me que, quando precisei de um médico, tive que ir para a fila de um Posto de Saúde às 05h da manhã, para ‘tirar a ficha’ e tentar (isso mesmo), tentar, ser atendido naquele dia. Estava frio e uma garoa caía branda do céu ainda escuro pela madrugada que não havia findado. A dor e os sofrimentos são constantes para aqueles que necessitam de um sistema de saúde que não atende os princípios básicos de respeito e confiança aos cidadãos.

A Campanha da Fraternidade deste ano não quer abordar somente as questões relacionadas à saúde físico-corporal da população. Quer também transcender as questões que envolvem a saúde espiritual das pessoas. Quantas pessoas estão com Depressão ou pensam em se matar (suicídio) por falta de perdão? Tantas pessoas alegam não serem amadas, terem sido traídas, e por isso, mergulharem numa depressão profunda, esquecendo até da existência de Deus?  Doenças do Século XXI, que poderiam ser resolvidas apenas com UM ABRAÇO, ISSO MESMO, UM ABRAÇO?

É necessário colocarmos os pés no chão e vermos que, só com união e muito trabalho, poderemos mudar a realidade da saúde pública em nosso país. Pois é necessário que todos juntos, façamos cumprir o lema da CF deste ano: ‘’Que a saúde se difunda sobre a Terra!’’

 

GRUPO DE JOVENS DA PENEDIA COMPLETA DOIS ANOS

 

O Grupo de Jovens JD (Jovens Discípulos), da Comunidade Nossa Senhora da Penha (Penedia), celebrou ontem com um Dia de Encontro, os seus dois anos de existência. O evento foi animado pela Missão Mundo Novo (BH) e Pregado pelo membro da RCC/Caeté.

Foi um momento de confraternização e de Oração, com um foco especial no tema: ‘Família, lugar da Benção de Deus!’que é, sem dúvida alguma, a célula mãe da nossa sociedade.

O evento também contou com a presença dos Grupos de Jovens CNR (Cristo Nosso Rei), ATB (Anjos para todas as Batalhas) e RECRI (Recriados em Cristo). Também participou do evento, o Vigário Episcopal da Região Nossa Senhora da Piedade (RENSP), Padre José Marcilon.