joao.vitorNa semana passada, a população de Caeté teve a notícia de que, finalmente, terá uma nova rota para se chegar à Belo Horizonte. O deputado estadual João Vitor Xavier, solicitou ao Governador Antônio Anastasia que incluísse o asfaltamento da estrada Caeté-Raposos no programa “Caminhos de Minas”.

Em entrevista exclusiva ao VCNANET, João Vitor fala sobre a importância da construção da nova estrada e do modo como pretende lutar para que Caeté seja, com mais freqüência, beneficiada por projetos estaduais.

joao.vitor
João Vitor Xavier - 1º Deputado Estadual de Caeté

Na semana passada, a população de Caeté teve a notícia de que, finalmente, terá uma nova rota para se chegar à Belo Horizonte. O deputado estadual João Vitor Xavier, solicitou ao Governador Antônio Anastasia que incluísse o asfaltamento da estrada Caeté-Raposos no programa “Caminhos de Minas”.

Em entrevista exclusiva ao VCNANET, João Vitor fala sobre a importância da construção da nova estrada e do modo como pretende lutar para que Caeté seja, com mais freqüência, beneficiada por projetos estaduais.

 

VCNANET - O senhor é o primeiro caeteense eleito para a Assembléia. Como o senhor pretende lutar pela cidade de Caeté?

João Vitor Xavier - Da mesma maneira como atuei em Belo Horizonte, onde tive 6.504 votos para vereador e, apenas dois anos depois, tive aproximadamente 32 (trinta e dois mil) votos para deputado. Isso significa que realizamos um bom trabalho. Nosso Gabinete está à disposição dos cidadãos, das lideranças políticas e comunitárias. Queremos trabalhar em parceria com as associações e com os Poderes Públicos, beneficiando a nossa população, ampliando a qualidade de vida e a cidadania.
No caso da estrada Caeté Raposos, sempre se falou, falou, falou dessa estrada, mas quando fui ver ninguém nunca havia feito nada de prático. Pela primeira vez, após o nosso pedido ao Governador, será feito um projeto executivo da estrada. Sem esse projeto, é impossível que a estrada seja asfaltada. Então, é isso que precisamos. Esse projeto só foi feito porque fui à sala do Governador e pedi a ele que determinasse a inclusão do projeto no Caminho de Minas. Tenho uma ótima relação com o governador Anastasia e com o meu amigo Senador Aécio Neves. Caeté precisa disso: ter as portas abertas com os governantes do nosso Estado e acredito que esse é o nosso papel. Não quero passar a ilusão de que vamos resolver todos os problemas da cidade, mas se todos de Caeté nos unimos, nosso mandato pode ser muito importante para a cidade.

VCNANET - Em um encontro recente com o Governador Anastasia, o senhor conseguiu, junto ao governo, apoio para que seja asfaltada a estrada Caeté-Raposos, para que facilite o acesso da população à Belo Horizonte. Como foi conseguir uma obra que há muito tempo era prometida por muitos?

João Vitor Xavier - Quero deixar claro, que só considerarei a obra conquistada no dia em que as máquinas da Secretaria de Obras estiverem executando a obra em Caeté. Estamos iniciando o processo de conquista dessa obra. O Governador já mandou que o projeto executivo seja feito, o que vai demorar até o final deste ano e a expectativa é que depois da conclusão do projeto consigamos a execução para dentro de 2 (dois) anos. Não adianta a população achar que uma obra desse porte sai da noite para o dia. Mas esta é a primeira chance real da obra ser executada. Fico muito feliz porque tenho grande ligação com aquela região. Hoje, vemos a importância da estrada de Sabará para Caeté e acho que a estrada Caeté/Raposos terá a mesma importância, livrando o nosso povo da Rodovia da Morte.


VCNANET - Como Caeté é vista pelos poderes públicos fora do eixo municipal? Já se tem a idéia de como está o município na política estadual?

João Vitor Xavier - A cidade de Caeté é uma cidade muito querida por todos. O Governador Anastasia fez questão de abrir a sua campanha na Serra da Piedade e, a nosso convite, esteve na cidade no último dia de campanha para receber a benção de Padre Carlos. O Senador Aécio também sempre vem a Caeté, seguindo uma tradição do seu avô Tancredo. Talvez, tenha nos faltado apenas, nos últimos anos, uma interlocução maior, que é o que pretendemos fazer e nos colocamos à disposição nos próximos anos. Como disse Jesus, “pedi e obtereis”. Se não formos ao Governo pedir, dificilmente conseguiremos alguma coisa.

 

VCNANET - O senhor já tem outros projetos que beneficie Caeté?

João Vitor Xavier - Temos muita coisa em mente e estamos abertos para ouvir sugestões da sociedade. No entanto, não gosto de fazer promessas. Quero primeiro caminhar com todas as questões para que depois de termos o horizonte aberto, como no caso da estrada para Raposos, possamos levar a notícia à nossa cidade.

VCNANET - A população tem reclamado do descaso com a saúde no município. Tem se discutido na Assembléia Legislativa alguma alternativa para a melhoria da saúde nas cidades que compõem a Grande BH?

João Vitor Xavier - Está sendo criado o Consórcio de Saúde da Grande BH. Quando era vice-líder do Prefeito Marcio Lacerda cuidei deste projeto na Câmara e fiz questão de acompanhar a entrada de Caeté no Consórcio. Acho que é um bom caminho para começarmos a melhorar a saúde no Município. Mas, a solução definitiva passa pela regulamentação da Emenda Constitucional nº 29, que destinará maiores recursos para a área da saúde. Precisamos dos nossos deputados federais para isso. Cada cidadão precisa cobrar isso dos nossos deputados federais e da nossa Presidenta.


VCNANET - A Administração municipal tem procurado apoio à Assembléia e ao senhor?

João Vitor Xavier - A porta do Gabinete está aberta. Recebi, no dia da posse, a visita do Prefeito Ademir, do Vice-Prefeito Geraldo e do Secretário Elmer. Não somos do mesmo grupo politico, mas isso pra mim não é o mais importante. Faço política para o povo de Caeté e se eles precisarem de mim, estou à disposição.

 

VCNANET – Um recado para a população de Caeté?

João Vitor Xavier - O recado é de muito otimismo. Devo muito a Caeté. Foi onde estudei, cresci, meus pais criaram a família na cidade. Tenho muita vontade de retribuir o muito que a cidade já fez por mim. Nosso mandato está à disposição da cidade.