reunio_arquivo_pblicoÉ antiga a preocupação do Legislativo local em trazer de volta para a cidade documentos importantes que integram o acervo histórico da Câmara de Caeté. Pensando na necessidade de se disponibilizar no próprio município documentos tão importantes para a consulta de pesquisadores, historiadores e estudantes locais e de outras regiões, o presidente da Câmara, Tequinho, esteve reunido dia 21 com a superintendente do Arquivo Público Mineiro, professora Maria Efigênia Lage, com o diretor de conservação de documentos do Arquivo, Pedro de Brito, com o gerente de projetos da Fundação Israel Pinheiro e com o curador do Museu Casa João Pinheiro e Israel Pinheiro (Solar do Tinoco), Charles Faria, para tratar da transferência do acervo histórico da Câmara de Caeté para o município.

Documentos importantes estarão em breve disponíveis no município para consulta de estudantes, pesquisadores, historiadores e demais interessados na história política de Caeté

 

É antiga a preocupação do Legislativo local em trazer de volta para a cidade documentos importantes que integram o acervo histórico da Câmara de Caeté. Pensando na necessidade de se disponibilizar no próprio município documentos tão importantes para a consulta de pesquisadores, historiadores e estudantes locais e de outras regiões, o presidente da Câmara, Tequinho, esteve reunido dia 21 com a superintendente do Arquivo Público Mineiro, professora Maria Efigênia Lage, com o diretor de conservação de documentos do Arquivo, Pedro de Brito, com o gerente de projetos da Fundação Israel Pinheiro e com o curador do Museu Casa João Pinheiro e Israel Pinheiro (Solar do Tinoco), Charles Faria, para tratar da transferência do acervo histórico da Câmara de Caeté para o município.

reunio_arquivo_pblico

Na reunião ficou acertada a disponibilização no site do Arquivo Público Mineiro de todo o acervo da Câmara de Caeté. A ação tem como objetivo disseminar informação e atrair para o município a atenção de pesquisadores, historiados e estudantes interessados em conhecer de perto toda a documentação do arquivo que em breve será trazido pela Câmara para Caeté.

 

Há mais de cinco anos este acervo vem sendo mantido sob a guarda temporária do Arquivo Público Mineiro que, através do projeto “Resgate dos Acervos Históricos das Câmaras Municipais de Caeté, Tiradentes e Sabará”, realizou toda a higienização, restauração digitalização e microfilmagem dos documentos, estando os mesmos aptos e disponíveis para retornarem ao município. Como a Câmara não dispõe de local apropriado para abrigar toda a documentação, será efetivada uma parceria com a Fundação Israel Pinheiro para que o acervo seja mantido no Solar do Tinoco onde, com o auxílio oferecido pelo Arquivo Público Mineiro será criada uma estrutura organizacional dinâmica em um espaço que deverá centralizar e dar suporte informacional aos cidadãos que quiserem ter acesso aos documentos que compõem o acervo, estabelecendo assim um diálogo com a comunidade local e externa.

 

Para Tequinho é necessário que com a proximidade dos 300 anos de Caeté, sejam efetivadas ações que atuem na multiplicação dos valores históricos e dos bens culturais do município como elementos fundamentais de identidade cultural da comunidade. “Queremos democratizar o acesso aos documentos históricos da Câmara abrindo o acervo à visitação, disseminado informações e incentivando a atuação dos órgãos públicos locais como responsáveis pelo planejamento, coordenação e execução de políticas de preservação do patrimônio histórico cultural do município”, destacou o presidente.