os-tincoas-os-tincoasOs primeiros anos dos 70 foram musicalmente importantes para a musica afro-brasileira oriundas do Nordeste brasileiro. A preocupação em se incorporar esta gênero musical na modernidade produzida nos centro urbanos refletiu-se nos sambas afros de Baden Powell e Vinicius, se pode ver em algumas obras Tropicalistas, nas criações de Edu Lobo e outros, neste período.
Os Tincoãs é um grupo vocal que se beneficiou deste interesse a partir do momento que representam a gema do canto afro e desenvolveram um trabalho que veio de encontro à modernidade dos anos 70. Aliando a tradição sertaneja, do samba e do batuque.
Oriundos da cidade de Cachoeira (Bahia), formado por Erivaldo, Heraldo e Dadinho. O grupo batizado com o nome de uma ave do cerrado brasileiro cujo canto é encantador, assim como a harmonia vocal deste grupo.
os-tincoas-os-tincoasOs primeiros anos dos 70 foram musicalmente importantes para a musica afro-brasileira oriundas do Nordeste brasileiro. A preocupação em se incorporar esta gênero musical na modernidade produzida nos centro urbanos refletiu-se nos sambas afros de Baden Powell e Vinicius, se pode ver em algumas obras Tropicalistas, nas criações de Edu Lobo e outros, neste período.
Os Tincoãs é um grupo vocal que se beneficiou deste interesse a partir do momento que representam a gema do canto afro e desenvolveram um trabalho que veio de encontro à modernidade dos anos 70. Aliando a tradição sertaneja, do samba e do batuque.
Oriundos da cidade de Cachoeira (Bahia), formado por Erivaldo, Heraldo e Dadinho. O grupo batizado com o nome de uma ave do cerrado brasileiro cujo canto é encantador, assim como a harmonia vocal deste grupo.
Os Tincoãs começaram sua carreira cantando em Salvador e na Tv local (TV Itapuã). Seu primeiro trabalho foi inspirado no Trio Irakitan (belíssimo conjunto vocal carioca que cantava boleros), e chamava-se “Meu Ultimo Bolero” (1961).
Em 1963, Erivaldo saiu do grupo e foi substituído por Mateus o que trouxe ao grupo uma harmonização mais equilibrada nos tons graves. No inicio dos anos 70, passaram por uma grande transformação do repertório quando passaram a incorporar canções de terreiros de Umbanda. O Trio reuniu uma banda de quatro instrumentos: violão, atabaque, agogô e cabaça, e começa a desenvolver um trabalho muito interessante de incorporação deste ritmo em seu trabalho, passando por um processo criativo forte, compondo canções inspiradas em ritmos afros.
O resultado desta transformação foi registrado no primeiro do Trio cantando canções inspiradas nos cantos de Candomblé. Um belo álbum de 1973, “Os Tincoãs”, onde as canções de autoria de Mateus e Dadinho, ou adaptação do Trio e produção do maestro Lindolfo Gaya, traz a luz a beleza do canto afro brasileiro, gema da riqueza de nossa musica.