plano_de_enfrentamento_da_dengueCom base em experiências anteriores a secretaria de Saúde criou um Comitê Técnico para combater a Dengue em que as ações estarão voltadas à mobilização e comunicação social como medidas capazes de orientar a população sobre a importância da prevenção, além da vigilância e assistência aos pacientes com treinamentos e capacitações frequentes dos funcionários que atuam nos mutirões de limpeza e unidades de saúde do município, inclusive na Santa Casa.

A equipe de vigilância em Saúde de Caeté esteve na Câmara na tarde da última terça-feira (30) onde apresentou aos vereadores o plano de enfrentamento da Dengue 2010/2011 e as estratégias das diversas ações que foram antecipadamente iniciadas pela Prefeitura com o objetivo de conter o avanço da doença no município.

 

plano_de_enfrentamento_da_dengue
Os vereadores conheceram os detalhes do Plano de Enfrentamento da Dengue que vem sendo desenvolvido ao longo do ano pela secretária de Saúde

 

Com base em experiências anteriores a secretaria de Saúde criou um Comitê Técnico para combater a Dengue em que as ações estarão voltadas à mobilização e comunicação social como medidas capazes de orientar a população sobre a importância da prevenção, além da vigilância e assistência aos pacientes com treinamentos e capacitações frequentes dos funcionários que atuam nos mutirões de limpeza e unidades de saúde do município, inclusive na Santa Casa.

 

Apontada como o maior desafio no processo de combate à Dengue, a mobilização da comunidade por meio da colaboração e cooperação para evitar o acúmulo de água parada em casas e lotes, se apresenta como fator primordial para o sucesso do plano de enfrentamento. Segundo dados apresentados 87% dos focos da doença estão em domicílios, daí a necessidade de envolvimento de todos no combate ao mosquito transmissor da Dengue.

 

Projeção

Análises indicam a possibilidade do município contabilizar 4704 casos de Dengue o que representaria 10% da população. De acordo com a coordenadora técnica de vigilância em Saúde, Marina Ornelas, o trabalho que vem sendo desenvolvido tem como objetivo impedir que a projeção para o período epidêmico seja confirmada. “Estamos executando ações durante todo o ano para evitarmos uma epidemia na cidade, para isso temos buscado a efetivação de parcerias com empresas, fundações, instituições, associações e entidades da sociedade civil, escolas, igrejas e com as demais secretarias municipais para que juntos possamos promover uma grande campanha de conscientização da população”.

 

Os parlamentares destacam o empenho da secretaria municipal de Saúde em criar um plano de prevenção para evitar uma epidemia de Dengue em Caeté. Eles ainda reforçaram a importância fundamental de participação da comunidade em todas as ações propostas pelo Comitê Técnico, que tem o objeto maior de impedir a existência de criadouros do mosquito transmissor da Dengue.