Na primeira reunião ordinária do mês de novembro o vereador Cássio Castro (Topa Tudo) indicou ao prefeito a conclusão do calçamento da rua Álvaro Miranda, Barro Preto, a instalação de braços de luminária em postes de iluminação pública já existentes na via e o calçamento da Travessa Álvaro Miranda. O parlamentar pediu também o serviço de movimentação de postes de energia elétrica instalados nas ruas Aurora de Jesus e Agostinho Nunes de Melo e teve aprovado requerimento reivindicando ao ...

Na primeira reunião ordinária do mês de novembro o vereador Cássio Castro (Topa Tudo) indicou ao prefeito a conclusão do calçamento da rua Álvaro Miranda, Barro Preto, a instalação de braços de luminária em postes de iluminação pública já existentes na via e o calçamento da Travessa Álvaro Miranda. O parlamentar pediu também o serviço de movimentação de postes de energia elétrica instalados nas ruas Aurora de Jesus e Agostinho Nunes de Melo e teve aprovado requerimento reivindicando ao Diretor da CEMIG estudos para a inclusão do Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade no projeto da empresa de iluminação e decoração natalina de pontos turísticos. Por fim Cássio apresentou Moção de Congratulação a Escola Estadual José Brandão pela realização do IX Jogos Internos do Estadual.

 

O presidente da Câmara, vereador José Raimundo Gomes (Tequinho) solicitou por meio de indicações ao prefeito a instalação de redutores de velocidade na rua Agostinho Nunes de Melo, Pito Aceso, e a colocação de cascalho na rua H, Bela Vista. O parlamentar teve aprovada Moção de Congratulação à Juíza Cláudia Macegosso e à chefe do Cartório Eleitoral, Taíse Mota, pela condução dos trabalhos desenvolvidos no município em razão das eleições. Tequinho ainda apresentou Moção de Pesar pelo falecimento da jovem Raíssa Melo.

 

Pedidos também foram encaminhados ao chefe do Executivo pelo vereador Dalton Pessoa, entre eles a abertura de rua na Travessa 14 de Fevereiro, ligando a avenida Castelo Branco à Travessa 12, Charneaux, bem como a limpeza e pavimentação asfáltica em trecho da rua Padre José Saturnino de Freitas, no Barro Preto. Na tribuna Dalton abordou a questão do transporte intermunicipal, apontando as deficiências na prestação do serviço à população de Caeté, pedindo que uma reunião seja agendada na Câmara o quanto antes com a empresa Saritur para que as demandas, reclamações e soluções sejam apresentadas aos cidadãos que fazem uso do transporte. Dalton pediu também a realização de uma reunião para tratar dos problemas ligados à segurança pública do município. O vereador ainda comunicou que esteve na presidência estadual do Partido Verde, onde solicitou a realização de uma reunião em Caeté, com a cúpula do partido para discutir questões ligadas a implantação do Projeto Apolo na cidade. Dalton aproveitou a oportunidade para pedir à Cemig agilidade no processo de expansão da iluminação pública, tendo em vista que o pagamento de parte do valor do serviço a ser executado no município já foi quitado junto a empresa pela Prefeitura.

 

As falhas no serviço prestado pela Cemig em Caeté também foram abordadas pelo vereador José Francisco Duarte na tribuna. Segundo o professor no sábado passado o bairro Vila das Flores ficou várias horas sem abastecimento de energia elétrica prejudicando moradores e comerciantes da região que registraram boletins de ocorrência. Para o parlamentar a situação constante da queda de energia se tornou um dos maiores problemas da comunidade caeteense que vem há tempos reclamando e cobrando soluções, sem obter respostas, num sinal de total desrespeito ao direito do consumidor. José Francisco comunicou ainda a sua participação nas palestras proferidas recentemente na Fec pelo Sebrae a respeito das micro e pequenas empresas.

 

O vereador Jadson Rodrigues (Pardal) também fez uso da tribuna onde teceu comentários a respeito da reunião realizada na Câmara para debater a questão da prestação de serviço de pronto atendimento na Santa Casa de Caeté. Na ocasião Pardal entregou à superintendente administrativa do hospital um pedido para que seja oferecido aos pacientes da instituição tratamento por meio da fisioterapia respiratória. O vereador parabenizou os cidadãos que têm participado das reuniões da Câmara, pedindo que haja maior envolvimento por parte da comunidade nos trabalhos do Legislativo caeteense. Pardal ainda deu destaque à importância da Quitandinha para o município, ressaltando o grande número de empreendimentos existentes na região e solicitou ao Poder Executivo maior atenção para a questão da captação da água pluvial proveniente do Campo Ferro Brasileiro uma vez que em período de chuvas abundantes o problema, que é antigo, ocasiona transtornos consideráveis aos moradores.

 

Ordem do dia

 

Aprovados em segundo turno os Projetos de Lei 37, 43, 44 e 46, que respectivamente,  institui,  o Fundo Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural (Fumpac); cria o Programa Municipal de Locação Social; abre créditos adicionais suplementares no orçamento de 2010 e abre crédito adicional especial no orçamento de 2010 do município de Caeté.