PrutacoNa última reunião ordinária do mês de outubro o vereador Cássio Castro (Cássio Topa Tudo) indicou ao prefeito o serviço de asfaltamento ou calçamento na rua da Caixa D’água, na Vila das Flores, e o nivelamento de rua  Helena Maciel, em frente ao número 329, Centro. O parlamentar ainda teve aprovado requerimento através do qual solicitou ao Tenente da Polícia Militar de Caeté, informações sobre as estatísticas dos acidentes de trânsito registrados na cidade.

Na última reunião ordinária do mês de outubro o vereador Cássio Castro (Cássio Topa Tudo) indicou ao prefeito o serviço de asfaltamento ou calçamento na rua da Caixa D’água, na Vila das Flores, e o nivelamento de rua  Helena Maciel, em frente ao número 329, Centro. O parlamentar ainda teve aprovado requerimento através do qual solicitou ao Tenente da Polícia Militar de Caeté, informações sobre as estatísticas dos acidentes de trânsito registrados na cidade.

 

Na tribuna Cássio Topa Tudo deu destaque ao editorial do Jornal Acontece do dia 22 de outubro e ao requerimento encaminhado ao tenente Yuri Rabelo. O vereador demonstrou preocupação com questões relacionadas ao trânsito de Caeté, à segurança pública e à poluição sonora, pedindo que providências sejam tomadas para conter os abusos cometidos diariamente nas ruas da cidade. O parlamentar aproveitou o espaço para convidar a comunidade para a 4ª edição da Feira Multissetorial de Caeté que acontecerá entre os dias 10 e 12 de dezembro, no Poliesportivo e pediu o apoio dos pares na aprovação dos Projetos de Resolução que pretendem conceder, no próximo ano, ao governador Anastasia e ao chefe de gabinete do governador Gustavo Magalhães, Título de Cidadania Honorária e Diploma de Honra ao Mérito, respectivamente.

 

O problema do trânsito em Caeté também foi abordado pelo vereador Jadson Rodrigues (Pardal). Em passagem pela tribuna o parlamentar reagiu à inexistência de práticas diárias concretas que evitem acidentes envolvendo especialmente crianças e jovens estudantes. Pardal citou a falta de policiamento nos horários de saída e entrada de alunos nas escolas no município como sendo um dos maiores agravantes do problema de trânsito da cidade. “Diante dessa situação peço a atenção das autoridades policiais para a questão. Talvez seja o momento de promovermos uma audiência pública na Câmara com a presença do tenente da PM, do delegado, prefeito, secretário de Defesa Social, Ministério Público, pais, professores e alunos para externar a nossa preocupação de forma mais ampla e exigir medidas que ofereçam mais segurança a nossa população. Está mais do que na hora de tratarmos tal assunto como prioridade. Não podemos esperar que uma tragédia aconteça para que sejam tomadas as providências cabíveis”, declarou Pardal.

 

PrutacoO vereador José Cristiano Lima (Prutaco) também apresentou indicação ao prefeito reivindicando o recapeamento asfáltico, na rua Pedra Chita, Pedra Branca, e o estudo da possibilidade de contratação dos médicos Paulo Monteiro de Barros, Victorio Camargo, Waldyr Barbosa e Élcio Assumpção, para atendimento de triagem no Pronto Atendimento da Santa Casa de Caeté.  A reivindicação de Prutaco recebeu o apoio unânime dos demais vereadores que voltaram a reivindicar soluções para os problemas relacionados ao atendimento médico no município.

Considerações finais

As licitações da Prefeitura para a realização de obras foram abordadas nas considerações finais pelo vereador Cássio Topa Tudo. Ele pediu que haja uma resposta por parte da secretaria municipal de Administração para a paralisação do serviço de asfaltamento da rua Orlando de Castro. Os vereadores Tequinho e Prutaco manifestaram-se sobre a informação divulgada por Cássio. Segundo eles, diante do que foi levantado pelo vereador Cássio faz-se necessário o pedido de maiores esclarecimentos por parte do parlamentar sobre as possíveis falhas na execução das obras licitadas e contratadas.

 

Ainda nas considerações finais o presidente Tequinho apoiado por alguns vereadores, criticou o editorial da edição de 22 de outubro do jornal Acontece. Para Tequinho os vereadores têm demonstrado autoridade através de ações concretas em busca de soluções para os problemas que afligem a comunidade e na defesa do interesse público. Segundo ele não se pode generalizar a atuação das instituições públicas e autoridades locais. “Tudo o que é feito nessa Casa ganha publicidade por meio de matéria paga. Quem acompanha as matérias institucionais da Câmara divulgadas semanalmente tem conhecimento da preocupação dos edis em buscar soluções para as principais solicitações dos cidadãos caeteenses. O que observamos é que, raras exceções, existe pouco interesse dos jornais em publicarem de forma espontânea as ações do Legislativo Municipal e, essas, merecem ser divulgadas pois contém assuntos de interesse do município e dos cidadãos que elegeram seus representantes e precisam ter conhecimento das decisões e debates promovidos na Câmara”, finalizou.

Ordem do dia

Em turno único os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 45/2010 que dá o nome de rua Carlos Raymundo Alves a logradouro público, de iniciativa do vereador Antônio Carlos Gonçalves (Lorindo) e o PL 48 que dá o nome de rua Antônio Ramos dos Santos a logradouro público, de iniciativa dos vereadores Pedro Paulo de Oliveira (Galo de Briga) e José Cristiano Lima (Prutaco). Em primeiro turno foram aprovados os PL’s 37, 43, 44 e 46 que, respectivamente, institui no âmbito do município o Fundo Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural – FUMPAC;  cria o Programa Municipal de Locação Social; abre créditos adicionais suplementares no orçamento de 2010 e abre crédito adicional especial no orçamento de 2010 do município. Aprovada ainda redação final do PL 22 que define débitos ou obrigações de pequeno valor para os fins do artigo 100, parágrafo 3º da Constituição Federal e artigo 87 dos ADCT.