tribuna_livre_vianaAs declarações do professor Viana foram comentadas pelos vereadores Prutaco, José Francisco e José Raimundo Gomes (Tequinho). Prutaco pediu ao presidente Tequinho que seja agendada uma reunião com o prefeito para que ele esclareça os motivos pelos quais as verbas indicadas para o município e citadas por Viana foram rejeitadas. José Francisco disse que o deputado realmente muito contribuiu para a conquista de recursos importantes para Caeté e Tequinho afirmou que agendará uma reunião para que o prefeito apresente as devidas explicações.

Reunião do dia 28/09/10

Na última reunião ordinária de setembro o vereador Pedro Paulo de Oliveira (Galo de Briga) indicou ao prefeito a inclusão da rua “A”, São Geraldo, no serviço de asfaltamento que vem sendo realizado na cidade. Indicou ainda a instalação de quatro postes de energia elétrica com respectivos braços de luminária e serviço de calçamento em toda a extensão da rua “4”, Vista da Serra.

 

Em conjunto os vereadores solicitaram à Vale por meio de requerimento  o agendamento de uma reunião para que sejam discutidos os possíveis investimentos da empresa no município entre eles os projetos a serem desenvolvidos, em especial na área social, no decorrer do desenvolvimento do Projeto Apolo e a disponibilidade da empresa em desenvolver parcerias com o município para a instalação da fração do Corpo de Bombeiros em Caeté.

 

Os vereadores Dalton Pessoa, José Cristiano Lima (Prutaco) e José Francisco Duarte fizeram uso da tribuna para pedir que os eleitores caeteenses votem com consciência destacando a oportunidade que a comunidade terá de eleger representantes de Caeté. Eles aproveitaram o espaço para pedir apoio aos seus candidatos ressaltando as qualidades dos mesmos, em especial do candidato a deputado estadual para o qual têm trabalhado. Dalton ainda parabenizou o prefeito e o secretário de obras pela reforma da Praça da Cerâmica. Já José Francisco elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo secretário Manoel Hugo à frente da secretaria de Obras, agradeceu ao secretário de Defesa Social, Rui Barbosa, pelo atendimento a algumas de suas solicitações, como sinalização de vias, e pediu que seja dada atenção especial a necessidade de organização imediata do trânsito ao longo da avenida João Pinheiro. O vereador Prutaco também teceu elogios a algumas ações da administração municipal em especial àquelas desempenhadas pelo secretário Rui Barbosa. Prutaco ainda criticou o prefeito da cidade de Taquaraçu de Minas e mostrou-se indignado com a falta de comprometimento e de zelo com a verdade por parte do chefe do Executivo daquela cidade em relação às eleições para deputado estadual.

 

Tribuna Livre

tribuna_livre_vianaA tribuna livre do mês de setembro foi usada por dois cidadãos para tratar de temas de interesse da comunidade. O primeiro a fazer uso do espaço foi o professor Antônio Viana. Ele deu ênfase às inúmeras verbas e recursos viabilizados para o município de Caeté por um deputado federal. Segundo Viana algumas das verbas foram utilizadas contribuindo para o desenvolvimento de instituições e entidades da cidade e muitas outras foram rejeitadas pela prefeitura local. Para o professor as conquistas alcançadas pelo deputado para o município merecem ser destacadas e a perda pela prefeitura dos recursos indicados pelo parlamentar, repudiadas e esclarecidas.

 

As declarações do professor Viana foram comentadas pelos vereadores Prutaco, José Francisco e José Raimundo Gomes (Tequinho). Prutaco pediu ao presidente Tequinho que seja agendada uma reunião com o prefeito para que ele esclareça os motivos pelos quais as verbas indicadas para o município e citadas por Viana foram rejeitadas. José Francisco disse que o deputado realmente muito contribuiu para a conquista de recursos importantes para Caeté e Tequinho afirmou que agendará uma reunião para que o prefeito apresente as devidas explicações.

 

tribuna_livre_lanjaA outra oradora inscrita foi a Sra. Lanjolívia Camargo. Ela tornou público seu descontentamento com a operadora do transporte público intermunicipal ressaltando as dificuldades que diariamente os usuários do serviço enfrentam como ônibus lotados com excesso de passageiros, escassez de horários principalmente no trajeto via centro, filas imensas no embarque dos itinerários Caeté/BH e BH/Caeté, além do desconforto e do perigo aos quais estão sujeitos os passageiros, motoristas e cobradores dos ônibus. Lanjolívia destacou que a insatisfação e as reclamações dos usuários são cada vez maiores e pediu que os vereadores dêem atenção especial para a questão, uma vez que com a proximidade do período das chuvas o perigo e o desconforto aumentam consideravelmente.

 

Os vereadores José Francisco, Dalton, Prutaco e Jadson Rodrigues (Pardal) manifestaram-se sobre a questão levantada pela Sra. Lanjolívia na tribuna livre. José Francisco informou que em recente reunião no DER foram informados que não existe mais a câmara de compensação de passageiros, não havendo para o órgão limite para o número de passageiros. Ele sugeriu que o tema seja levado diretamente à direção da empresa para que uma solução seja encontrada o mais rápido possível. Para Dalton é preciso que haja uma audiência pública onde o tema seja discutido amplamente com a comunidade e a empresa responsável pela prestação do serviço de transporte público intermunicipal. Já Prutaco disse que a Saritur há anos trata a Câmara e a comunidade de Caeté com desrespeito, desconsiderando as inúmeras reclamações e solicitações que lhe são encaminhadas. Pardal, que sugeriu o remanejamento de alguns horários via Pedra Branca para o itinerário via Centro, disse que é preciso maior participação da população na cobrança de soluções e sugeriu que a Câmara exija que a Saritur ofereça melhores serviços aos caeteenses.

 

Nas considerações finais Tequinho comprometeu-se a agendar uma audiência pública com a Saritur para que seja novamente cobrado da empresa um posicionamento sobre o assunto. Ele ainda aproveitou o espaço para parabenizar a prefeitura pela reforma da Praça da Cerâmica e para falar das eleições e pedir o apoio da comunidade ao candidato a deputado estadual para o qual tem feito campanha.

Ordem do dia

Na pauta da reunião foram discutidos e aprovados pelos edis em segundo turno os Projetos de Lei 40, 24, 33 e 36/2010 que, respectivamente, abre crédito adicional suplementar no orçamento do município; institui em Caeté a Semana Municipal para conscientização e apoio aos portadores das doenças de Alzheimer e Parkinson, de iniciativa do vereador prof. José Francisco Duarte; autoriza o Executivo a realizar os pagamentos que menciona e dá outras providências; abre crédito adicional suplementar no orçamento de 2010 do município de Caeté.