serra da piedade sera um dos pontos de partida do caminho religiosoa estrada real

A Serra da Piedade será o ponto de partida da Romaria 550 – do Santuário Nossa Senhora da Piedade ao Santuário Nossa Senhora Aparecida, que terá como objetivo celebrar os 250 anos de peregrinações ao Santuário Nossa Senhora da Piedade e os 300 anos do encontro da imagem de Aparecida nas águas do rio Paraíba do Sul em São Paulo. O trajeto de 801 quilômetros será cumprido a partir do dia 03 de setembro, no encerramento do 2º Salão Nacional do Turismo Religioso, que acontecerá na Serra da Piedade. Os romeiros farão o trajeto utilizando diferentes meios de transporte, e também o farão a pé.
  
Segundo o professor da PUC-MG e coordenador da Romaria, Josimar Azevedo, a jornada durará aproximadamente 37 dias e passará por 38 cidades. 32 em Minas Gerais e 06 em São Paulo. Além da Serra da Piedade, o CRER (Caminho Religioso da Estrada Real) contempla também os distritos de Antônio dos Santos e Morro Vermelho. “Com a ro­ma­ria, se­rá ins­ta­la­do o ofi­cial­men­te o Crer e cer­to da ade­são de mui­ta gen­te ao pro­je­to e do en­tu­sias­mo ne­ces­sá­rio pa­ra su­bir ser­ras, per­cor­rer pla­ní­cies, ad­mi­rar pai­sa­gens e, cla­ro, ter mui­to tem­po pa­ra re­fle­xão”, afirmou.
 
 Outras instituições também estão envolvidas no projeto, como Fe­de­ra­ção do Co­mér­cio de Bens, Ser­vi­ços e Tu­ris­mo do Es­ta­do de Mi­nas Ge­rais (Comércio MG), Fe­de­ra­ção das In­dús­trias do Es­ta­do de Mi­nas Ge­rais (Fie­mg), Se­brae Mi­nas, Con­fe­rên­cia Na­cio­nal dos Bis­pos do Bra­sil (CNBB), PUC Mi­nas, go­ver­nos de Mi­nas e de São Pau­lo, com as se­cre­ta­rias es­ta­duais de Tu­ris­mo, e ou­tras ins­ti­tui­ções.