saee reuniao camara 
 Reunião atrai poucos cidadãos a Câmara para debater sobre a possibilidade de faltar água na cidade. 

À pedido dos vereadores Fernando José da Silva (DEM), José Raimundo Gomes – Tequinho (PPS) e Diêmerson Porto (PSB) a Câmara Municipal de Caeté realizou na tarde do último dia 22 (quinta-feira), reunião pública com a presença do superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAEE), Rene Renaut. Na pauta, foram discutidas as principais ações que a autarquia está tomando para prevenir futuras crises de abastecimento de água na cidade.


 
O superintendente falou sobre os estudos e pesquisas feitos pela entidade em relação à média de consumo por habitante da cidade, cerca de 240 litros por pessoa/dia, e também, o número de usuários cadastrados, cerca de 14.000. Desses, 24% são inadimplentes. Também foi apresentado o programa de ampliação da capacidade hídrica para a capitação do SAEE com o objetivo de minimizar os riscos das fortes estiagens e o risco de desabastecimento na cidade a partir do ano de 2018. O programa apresenta ações como capitação de água nova na região do Katita, perfuração de poços artesianos na Serra da Piedade, e também um contrato de cessão de água com a empresa Schenck do Brasil, entre outras.
     
Também foi apresentado o projeto de setorização das redes de distribuição de água, que vai permitir o direcionamento do volume de água proveniente das redes adutoras mais grossas, tanto para as casas situadas em regiões mais altas e também nas regiões mais baixas, além de melhorias da qualidade da água com instalação do sistema de cloração no sistema de capitação dos córregos Jacu, Dantas e Descoberto, melhorias na ETA – Estação de Tratamento de Água, e programas de eliminação de ligações clandestinas e de controle de perda de água distribuídos pelo SAEE.
 
Alguns vereadores participaram da reunião, como Adilson Moreira (PDT), que questionou sobre as tubulações de água da cidade, que estão velhas e gerando alto desperdício de água. Em resposta, o superintendente Rene disse que a tubulação do SAEE tem redes de até 100 nos de existência, e que um projeto de substituição dos mesmos já está sendo enviado à Funasa. Já o vereador Serginho (PP) questionou sobre a qualidade da água fornecida ao distrito da Penedia e a relação preço cobrado e serviço ofertado.
 
   
Rene disse que a melhor água que o SAEE dispõe hoje vem dos córregos Dantas e Descoberto, que abastecem a região da Penha. Segundo ele, a água tem baixo teor de sedimentos e está dentro do que os parâmetros exigem, sendo necessário apenas o processo de cloração. Os vereadores Nando Silva (DEM) e Lorindo (PDT) também questionaram sobre o uso dos poços artesianos feitos na gestão passada e sobre vazamentos na rede de esgoto do bairro Emboabas. Em resposta, o superintendente disse que o poço perfurado nos condôminos Ypê e Ibisco teve seu uso inviabilizado devido às baixas chuvas do ano passado, e que o poço perfurado no bairro Cidade Jardim será utilizado. Em relação ao bairro Emboabas, os problemas são recorrentes e que um projeto para solução definitiva dos vazamentos já está em fase de elaboração. Após perguntas do público presente, o presidente da Câmara Municipal, vereador Guilherme Rosa (PTB) agradeceu a presença de todos e desejou bom êxito nas ações da autarquia.