04437794

Dois dos líderes estudantis dos protestos da chamada "revolução dos guarda-chuvas" de 2014 em Hong Kong, Joshua Wong e Nathan Law, saíram nesta terça-feira (24) da prisão sob fiança, após serem condenados por comandar essas mobilizações. 

O presidente do Tribunal Final de Apelação de Hong Kong, Geoffrey Ma Tao-li, decidiu hoje pôr em liberdade os dirigentes estudantis, após o pagamento de uma fiança de US$ 6.400 em ambos os casos. Eles tinham sido presos em agosto deste ano,

Os líderes da organização política democrática Demosisto tinham sido condenados a penas de seis a oito meses de prisão, junto com o ex-líder sindical estudantil Alex Chow, por sua liderança nos enfrentamentos com os escritórios do chefe de governo e do Parlamento de Hong Kong, que acabaram gerando uma ocupação que durou 79 dias.

Os três dirigentes já tinham cumprido sentenças relacionadas a trabalhos comunitários no ano passado, aplicadas por um magistrado de Hong Kong, mas em agosto, em uma revisão pedida pelo governo local, o Tribunal de Apelações resolveu estender a condenação a penas de prisão.

O trio está à espera de uma apelação ao alto tribunal para que as penas de prisão sejam comutadas pelas ordens de serviço comunitário que cumpriram anteriormente.

Wong, de 21 anos, foi condenado a seis meses de prisão por assembleia ilegal, enquanto Law, de 24 anos e cuja cadeira no Parlamento de Hong Kong foi suspensa por uma ordem judicial em julho, foi condenado a passar oito meses atrás das grades.

Chow, que cumpre pena de sete meses também por participação em reuniões ilegais, continua na prisão, uma vez que não solicitou a liberdade sob fiança até a data de apelação, cuja primeira audiência pode acontecer no próximo dia 7 de novembro.

Tanto Law quanto Wong deverão apresentar-se em dependências policiais uma vez por semana e entregar seus passaportes às autoridades judiciais.