Cientistas do EUA comprovaram que ficar exposto ao sol entre às 08h e às 12h, reduz o índice de massa corporal - IMC. Esse hábito melhora o funcionamento do relógio biológico

 
tl verãoSegundo artigo publicado na revista Plos One, os raios solares da manhã auxiliam a perda de peso, pois 
regula o "relógio biológico".
 
Os cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de Northwestern decidiram pesquisar como os efeitos da luz solar, em horários distintos, 
poderia afetar o corpo humano. Ficou definido que 54 participantes seriam monitorados por meio de uma pulseira, que media o tempo e intensidade do sol recebida, durante sete dias. Após uma semana, o horário de exposição ao sol foi alterado, permitindo assim comparar os resultados.
 
"Vimos que o que parecisa estar mais associado com a mudança do IMC era a quantidade e a intensidade de luz obtidas pelos participantes", diz Giovanni Santostasi, pesquisador em neurologia da instituição, e coautor da pesquisa. Ainda segundo Kathryn Reid, professora e pesquisadora da Northwestern, "quanto mais cedo o indivíduo era exposto, mais baixo o índice. Quanto mais tarde, maior o IMC da pessoa" .
 
A pesquisa revelou que é preciso acordar cedo para o corpo apresentar um desempenho melhor. Dessa forma é possível queimar um número maior de calorias. "A luz é o agente mais potente para sincronizar o relógio interno do corpo, que é um sistema que os ritmos circadianos, que por sua vez, regulam o balanço energético. A mensagem é que você dever tomar luz mais brilhante entre às 08h e às 12h, indica Phyllis Zee, também coautora da pesquisa.
 
Segundo os pesquisadores, receber de 20 a 30 minutos de luz solar por dia é suficiente para afetar positivamente o IMC. Mas caso não seja possível adaptar esse hábito à rotina, luzes artificiais podem ser uma alternativa. "A luz é um fator modificável, com potencial para ser usado em programas de gestão de peso. Assim como as pessoas tentam dormir mais para perder peso, manipular a intensidade de luz pode ser outra alternativa no mesmo sentido", afirma Reid.