imagem11Nascido no século XIX, o tecido mais resistente do mundo tem uma história confusa e já ultrapassa três séculos. Uniforme da humanidade desde o século XX, o jeans que conhecemos hoje surgiu com base em uma ideia de um alfaiate americano, um comerciante alemão, que criou uma variação de um tecido francês usado por marinheiros genoveses. Para completar o DNA da peça, a cor azul, veio do índigo, uma tintura desenvolvida na Índia. Essa história começou em 1847, quando o jovem germânico Oscar Levi Strauss...

 

imagem11Nascido no século XIX, o tecido mais resistente do mundo tem uma história confusa e já ultrapassa três séculos. Uniforme da humanidade desde o século XX, o jeans que conhecemos hoje surgiu com base em uma ideia de um alfaiate americano, um comerciante alemão, que criou uma variação de um tecido francês usado por marinheiros genoveses. Para completar o DNA da peça, a cor azul, veio do índigo, uma tintura desenvolvida na Índia. Essa história começou em 1847, quando o jovem germânico Oscar Levi Strauss abriu uma loja de secos e molhados em São Francisco, na Califórnia, no auge da mineração do velho oeste americano, onde vendia o tecido como lona para carroças ou barracas.

Um de seus compradores era o costureiro Jacob David Youphes, que adaptou o tecido para fazer calças. Os mineradores adoraram a novidade, pois as roupas eram bem mais resistentes que as peças de algodão. Ao saber dessa demanda o próprio Levi Strauss contratou o Youphes e começou a fabricar calças, mas o tecido era duro demais. Pesquisando materiais, Strauss encontrou na França um tipo de brim resistente mas flexível. Marilyn Monroe Jayne Mansfield e Betty BoopE começou a fazer importações da cidade de Nimes - motivo pelo qual o brim começou a ser chamado de denim.

As peças não tinham uma cor definida e o alemão começou a tingir o tecido com índigo. Strauss fez outras adaptações como bolsos para guardar pedras. Em 1872, o produto foi patenteado por Strauss. Em 1899, Henry Lee fundou sua primeira empresa de calças denim e criou as fardas usadas pelo exército americano na primeira Guerra Mundial. Nos anos 20, o tecido passou a ser usado por operários e foi divulgado no cinema no filme "Tempos Modernos" em que Charles Chaplin aparecia trajando seus jeans. O cinema transformou a calça em uniforme de rebeldia juvenil, nos anos 50, através de Elvis Presley, Marlon Brando, Marilyn Monroe e James Dean. Tornou-se objeto de desejo nos anos 70 e 80 e peça de marcas de luxo desde então. Democrático e versátil, atende todas as classes sociais.