cprm caete litoteca

Foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (02) o Laboratório Recursos Minerais - LAMIM pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais - CPRM. Com investimentos de 7 milhões de reais o LAMIN  irá se somar ao complexo  da CPRM e transformar Caeté em referencia nacional e internacional em pesquisa mineral.


A Litoteca do também inaugura na sexta armazena amostra de trabalhos de campo da CPRM e de parceiros desde os anos 70 e irá preservar a identidade geológica do Brasil, além de contribuir para que a sociedade possa fazer novas pesquisas sobre áreas ainda não exploradas comercialmente com menor custo e tempo contribuindo para o desenvolvimento mineral e econômico de minas e do brasil.  

 

asteamento bandeira lucas cprm


Na solenidade os participantes presentes puderam conhecer as dependências da CPRM, onde foram apresentados aos trabalhos realizados pela empresa bem como sobre os planos futuros que as novas instalações proporcionaram realizar. Para o Geólogo Jônathan Rojas, "Essa é uma grande conquista e inaugura uma nova etapa para a Geologia Brasileira". Ainda segundo ele o empreendimento oferece uma grande estrutura que renderam grandes resultados para a geologia brasileira.

Na abertura das apresentações no auditório da CPRM,  o seu  Diretor Presidente, Eduardo Jorge Ledsham, em sua fala ressaltou a felicidade de trazer estes investimento para a cidade de Caeté e enfatizou que a entidade está de portas abertas para atender as demandas na comunidade em seu campo de atuação. Ledsham ressaltou ainda que a CPRM tem como principal lema o valor público e ressaltou a importância da Litoteca de Caeté é que hoje uma das maiores do mundo e a única da empresa a contar com amostras de todas as regiões brasileiras. Acrescentou ainda que o LAMIN é melhor em vários aspectos que vários centros de analises minerais dos Estados Unidos e que poucas instituições no Brasil e na America Latina dispõem de estrutura como a implantada em Caeté.  

lucas discursoO prefeito Lucas Coelho que compunha a mesa diretora dos trabalhos também discursou, em sua fala Lucas parabenizou em nome de todos caeteenses a diretoria da CPRM pelo emprenho para construção do LAMIN em Caeté, o prefeito afirmou  ainda “Dentre todas as cidades do país, vocês acertaram em cheio em escolher a nossa cidade.” e que a comunicada está de braços abertos para receber a empresa e contribuir com seu crescimento.

O evento contou ainda com a presenças do secretariado do Prefeito Lucas Coelho, de Ex-funcionários da CPRM, Diretor da Vale, Funcionários da Crusader e do Vereador Serginho da Penha.