Entrevista: Com a palavra Guilherme Rosa

Categoria: Politica , Criado em Sexta, 12 Janeiro 2018 10:27 Escrito por Nayane Barros Hilario ,
Imprimir E-mail

guilherme rosa12

O Portal VcNaNeT inicia esta semana uma série de entrevistas com personalidades da sociedade e políticos locais buscando promover a boa política e fortalecer a participação popular neste processo.

Em nossa primeira entrevista você confere um bate papo com Guilherme Rosa presidente da Câmera dos Vereadores de Caeté no ano de 2017.

Como foi o seu início na Presidência da Câmara?

Ser Presidente da Câmara pra mim aconteceu de forma natural. Senti que era o momento de fazer algo a mais e foi uma oportunidade de grande aprendizado e amadurecimento tanto na trajetória profissional quanto política.

Quais os primeiros desafios?

Conduzir e representar o Legislativo diante de toda sociedade foi um grande desafio que encarei com muita responsabilidade.

Pontos difíceis de serem trabalhados pela Câmara.

O Legislativo, na maioria das vezes, quer contribuir muito mais, no entanto, o poder pode atuar somente dentro de sua competência que, essencialmente, seria legislar e fiscalizar. Não executei tudo o que gostaria como presidente, mas tenho a consciência tranquila de que desempenhei o meu papel da melhor forma possível, dentro do que a lei me permitiu.

O que te surpreendeu ao assumir ao cargo?

Quando assumi a Presidência da Câmara, tinha a certeza do trabalho que gostaria de desenvolver e me esforcei muito para executar todos os projetos que tinha em mente. Saio feliz, mas não totalmente realizado, porque muito ainda há para se fazer, mas o pouco tempo (atualmente o presidente fica no cargo apenas 1 ano) e também os entraves burocráticos impediram que o trabalho fosse concluído da forma como gostaria.

Quais as atribuições de um Presidente da Câmara?

Além das funções típicas de um vereador que são elaborar leis e fiscalizar o Poder Executivo, o Presidente da Câmara tem também a função de dirigir a Casa Legislativa e vivenciar questões internas como administração do orçamento, pessoal, serviços auxiliares e etc. Questões essas que se bem conduzidas resultam em benefícios para toda a sociedade.

Qual o seu diferencial em relação aos demais presidentes?

Quando assumi a Presidência da Casa Legislativa não pensei em ter um diferencial em relação aos outros, pensei, sim, em fazer o que eu acreditava ser o melhor para a sociedade.

Qual o legado você deixou?

Acredito que o maior legado na política é sempre a seriedade, a ética e a honestidade e é dessa forma que pretendo ser lembrado, como o Presidente que primou pela Transparência das ações da Casa Legislativa.

Quais as contribuições conseguiu trazer para a sociedade?

Acredito que a transparência, a valorização da história e a aquisição de um terreno para ampliação da sede da Câmara foram ações que marcaram a minha gestão.

Em 2017, as reuniões da Câmara passaram a ser transmitidas também pelo Facebook e suas gravações disponibilizadas em Canal da Câmara no Youtube, permitindo ao cidadão expor sua opinião e debater com outros internautas. Ainda com o objetivo de garantir mais transparência aos trabalhos realizados pelo Legislativo, disponibilizamos a população o aplicativo da Câmara, uma ferramenta que proporciona maior comodidade e facilidade no acesso ao conteúdo existente no site. A Casa também inovou ao publicar em seu site as despesas geradas por cada vereador.

Algumas ações foram tomadas no sentido de resgatar e valorizar a história de Caeté e da própria Câmara. Revitalizamos e reinauguramos a galeria de ex-presidentes da Casa Legislativa. Também editamos o material “Caeté em Revista” que reúne informações importantes de nosso Município, servindo como fonte de pesquisa para estudantes e interessados em conhecer um pouco mais do nosso povo e da nossa história. Também incluímos em todas as solenidades realizadas pela Casa Legislativa a execução do Hino Oficial de Caeté através de projeto de lei de minha autoria.

Também foram adotadas ações para melhorar a estrutura da Casa Legislativa. O plenário foi pintado, o anexo passou por reforma e a Câmara também adquiriu um terreno para ampliação da sede. Tudo isso para melhorar os trabalhos executados na Câmara e atender melhor o cidadão de Caeté.

Como foi o trabalho da Câmara para com os desabrigados das chuvas?

Convoquei, naquele momento, uma reunião urgente com todos os vereadores para que pudéssemos participar efetivamente no auxílio das famílias que foram vítimas da chuva de granizo que deixou muitos desabrigados. Entendemos então, por bem, repassar ao Poder Executivo parte do orçamento da Câmara e, através de um acordo, garantir que o recurso fosse utilizado exclusivamente na recuperação das residências das famílias menos favorecidas. Também firmamos um compromisso de tentar repasse junto aos deputados estaduais e federais de cada partido, intervenção junto ao Governo do Estado e das empresas locais.

O que espera da nova presidência?

Espero que faça um trabalho sério e transparente e também comprometido com a melhoria da qualidade de vida da população.