reuniao camara

Na última reunião ordinária, os vereadores Diêmerson e Adilson fizeram uso da Tribuna.

Diêmerson solicitou ao Presidente da Casa que seja realizada com urgência audiência pública para discutir a crise hídrica no Município. O Vereador falou do trabalho que tem sido realizado para se evitar a falta de água e relatou que naquele dia, pela quinta vez, a equipe do SAAE foi até uma barragem para recompô-la após atos de vandalismo. “Você não produz água, você economiza e você trabalha na preservação”, disse ele.


O vereador Adilson falou da falta de um líder de governo na Câmara para dar respostas mais rápidas aos questionamentos quanto aos atos do Executivo. Adilson relatou que foi questionado por várias pessoas sobre a nova empresa que presta serviços de coleta de resíduos no Município e solicitou que seja informada a real situação desse contrato no que se refere aos custos e aos motivos que levaram a uma nova contratação. Adilson falou também sobre o recurso apresentado por ele e que não seguiu para votação em Plenário. Ele esclareceu que fez o recurso ao Plenário contra a decisão de rejeição por inconstitucionalidade emitida pela Comissão de Constituição e Justiça, de acordo com o previsto no Regimento Interno da Câmara e solicitou ao Presidente que reveja a decisão tomada e que o recurso seja colocado para apreciação do Plenário. O Vereador disse ainda que se sentiu ofendido quando o parecer jurídico emitido para o seu recurso diz que “o propósito de um parlamentar insistir na aprovação desse tipo de norma seria apenas granjear crédito político dos cidadãos de boa-fé não conscientes de que a lei proposta a bem da verdade não lhe trouxe benefício algum porque inócua, em outras palavras inútil”. Adilson disse que a decisão de um parlamentar na Casa não pode ser considerada eleitoreira. “Eu tenho a minha consciência muito tranquila porque a minha reeleição ela se fará pelos meus atos nesta Casa durante os quatro anos e se o povo entender que eu deva retornar, me sentirei honrado em continuar representando, mas o povo é que tem que fazer esse julgamento”, e disse ainda  que se o projeto for derrubado pelo plenário, mesmo assim ele não terá sido inócuo, nem inútil, pois terá sido levantada a discussão sobre o tema e despertado o Executivo para a necessidade da implantação do projeto em Caeté.

O Presidente Guilherme Rosa disse que a decisão tomada por ele quanto ao recurso foi embasada nas falas do Vereador Adilson em sua defesa. “Nós, por estarmos defendendo uma Casa Legislativa, uma Casa onde faz leis, como eu coloco no Plenário um recurso onde o próprio autor coloca que está errado todo o processo?”, questionou o Presidente. Guilherme disse que a fala do vereador Adilson deu a entender que ele estava recorrendo do parecer jurídico e não do parecer da Comissão e que em momento algum teve intenção de tomar uma decisão autoritária. O Presidente disse saber da vontade de todos os parlamentares em trabalhar com projetos para melhorias da cidade e ressaltou que o corpo jurídico e a Comissão de Constituição e Justiça são altamente técnicos e não políticos. Guilherme disse que a decisão quanto ao recurso será revista e se tiver que colocá-lo para votação em plenário assim ele o fará. “A minha intenção em momento algum é privar algum vereador aqui de legislar sabendo que todos têm a intenção de melhorar o município de Caeté”.

O Vereador Nilo relatou sobre uma jazida próximo ao “Coruja” que possui matéria-prima que pode ser usada na fabricação de componentes eletrônicos e na indústria automobilística e que há investidores interessados em vir explorar o local, o que poderá gerar emprego e renda para a cidade. João Carlos agradeceu o Prefeito pela atenção com o Bairro Vila das Flores e também os vereadores que contribuíram para a realização das festividades do Sagrado Coração de Jesus.

Nas considerações finais, o Presidente Guilherme Rosa convidou vereadores e população para reunião especial, nesta quinta-feira, às 16 horas, no Plenário da Casa, com o Superintendente do SAAE. O Presidente informou que foi encaminhado ofício ao Provedor da Santa Casa solicitando providências, no prazo de 30 dias, quanto às reclamações da população ao atendimento prestado pela Dra. Vilia e comunicou que haverá uma reunião com os vereadores, nesta quinta, às 9h30, na Santa Casa, a convite do Provedor. Guilherme parabenizou o Assessor da Secretaria de Esporte e Lazer, Fúlvio Brandão, e a Academia Andrade pelo Campeonato de JIU-JITSU ocorrido no último final de semana, no Poliesportivo e a Câmara pelo sucesso do 3º Passeio Ciclístico Beneficente realizado no último dia 15.

Água: Vamos preservar para não faltar! Máquinas de lavar louças e roupas devem ser usadas totalmente cheias.